Acupuntura: atendimento domiciliar traz ainda mais benefícios

Acupuntura: atendimento domiciliar traz ainda mais benefícios

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, em nosso organismo circula uma energia vital universal, chamada Qi (cuja pronúncia é tchí). Ela se divide em dois polos opostos: Yin e Yang. Para que corpo e mente funcionem perfeitamente, é fundamental que estas duas correntes estejam em equilíbrio pois, quando isso não acontece, surgem as doenças.

De acordo com os chineses, a acupuntura é uma técnica que ajuda a equilibrar Yin e Yang, atuando como preventivo ou como um tratamento complementar para a cura de doenças. A acupuntura, assim como a fisioterapia, como já citamos em um post deste blog, também pode ser realizada em domicílio, trazendo ainda mais benefícios aos pacientes.

O atendimento domiciliar é uma ótima alternativa para quem não pode ir até uma clínica ou consultório para realizar as aplicações; seja por recomendação médica de repouso, seja por comodidade de poder fazer, em casa, um tratamento como esse.

Mas, que de forma a acupuntura age?

Acupuntura: atendimento domiciliar traz ainda mais benefícios

A origem da palavra é latina. Acus significa agulha e punctura, puncionar. Ao serem inseridas em pontos específicos do corpo, as agulhas especiais estimulam as terminações nervosas existentes na pele e em outros tecidos, que “enviam mensagens” até ao cérebro, desencadeando diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a acupuntura é indicada para tratamento de diversos tipos de doenças. É uma técnica que não tem contraindicações e pode ser aplicada em crianças, adultos e idosos, com atendimento em consultórios ou em domicílio.

Indicações

Acupuntura: atendimento domiciliar traz ainda mais benefícios

Há inúmeras aplicações para a acupuntura. A boa notícia é que, mesmo não estando doente, é possível realizar sessões visando à manutenção do equilíbrio entre corpo e mente. Outro ponto positivo é que, quando realizada durante a gravidez, ajuda na diminuição das frequentes variações hormonais, alivia as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga.

Já para quem apresenta algum problema de saúde, é um método complementar indicado para tratamento, inclusive, daqueles com alergia ou intolerância a alguns medicamentos.

A acupuntura tanto pode ser utilizada para reforçar o sistema imunológico e para tratamentos de inúmeras doenças. Pode beneficiar quem tem problemas bucais e de ATM; doenças respiratórias, como gripes, resfriados, pneumonia, asma e bronquite; dores de cabeça e enxaquecas; úlceras, prisão de ventre, diarreia, cólicas e todo tipo de dores ortopédicas, como lombalgias, artrites, torções e tendinites.

Benefícios da acupuntura em domicílio

Por vezes, a condição de saúde pode dificultar ou impedir a pessoa de sair de casa para se submeter a um tratamento. Há situações de saúde em que o paciente deve ficar de repouso, como no caso de problemas ortopédicos e paralisia facial, em que se deve evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura, por exemplo.

Os idosos também devem evitar expor-se, em alguns casos. E, mesmo sem que haja recomendação médica, o conforto do atendimento domiciliar também conquista alguns pacientes. Afinal, trânsito carregado e demora no atendimento são problemas que podem gerar ainda mais estresse em quem não se sente bem.

Acupuntura: atendimento domiciliar traz ainda mais benefícios

Nestes casos, a acupuntura domiciliar pode ser uma boa saída já que, ao eliminar fatores de estresse e porque o paciente é atendido em um ambiente confortável e que lhe é familiar, os resultados são ainda mais promissores.

Além disso, por causar um relaxamento profundo e certa sonolência, as sessões de acupuntura quando realizadas na residência do paciente podem proporcionar mais comodidade, tanto para quem quer prevenir ou precisa de um tratamento auxiliar para suas questões de saúde.

 

Compartilhe