Os benefícios do atendimento domiciliar

Na Grécia Antiga, lá pelos anos 400 a.C., já haviam relatos sobre atendimento domiciliar de saúde. Na área da enfermagem, por exemplo, há registros desse tipo de serviço, após a fundação da Escola de Enfermagem Florence Nightingale, em 1859, na Inglaterra.

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Com isso, anos mais tarde, a partir de 1914, a Cruz Vermelha Americana formava muitas enfermeiras, com técnicas de cuidados domiciliares, em seu programa “Enfermeiras Visitantes”, elevando o padrão do atendimento home care nos Estados Unidos e Canadá.

No Brasil, o atendimento domiciliar passou a ser implantado, também a partir da enfermagem, quando o sanitarista Carlos Chagas ajudou a formar muitas enfermeiras na Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, a partir de 1922.

E, em 1966, o Hospital dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo, organizou uma equipe especial de fisioterapeutas, especificamente para atendimento domiciliar, se tornando assim, um pioneiro em assistência de saúde em casa, em nosso país.

Hoje, a tendência de atendimento de saúde dentro de casa cresceu significativamente em todo o mundo, aumentando o grau de qualidade desse tipo de serviço e a preservação da saúde e qualidade de vida dos pacientes.

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Fatores como a promoção da melhora potencializada do paciente, por se tratar em um ambiente familiarizado e humanizado; economia dos sistemas de saúde, tanto por parte dos profissionais, como dos hospitais e clínicas, dos convênios e dos pacientes; condições para doenças crônicas que não há necessidade de internações prolongadas; maior rotatividade de leitos nos hospitais e outros, contribuem para o avanço da prática do atendimento domiciliar e home care, tanto no Brasil, como em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, Alemanha, Japão, Itália, Espanha, México, Reino Unido e Suíça.

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Com uma assistência de qualidade, os resultados do home care são comprovados, obtendo todos os benefícios a seguir:

  • Atendimento na privacidade, conforto e segurança das acomodações da própria casa do paciente.
  • Apoio e acompanhamento da família.
  • Evita enfrentar o trânsito com o deslocamento até um hospital ou clínica.
  • Evita enfrentar filas de espera.
  • Evita riscos de infecções hospitalares.
  • Resultados alcançados mais rapidamente por se tratar de assistência na segurança do próprio lar, isso ajuda no processo psicológico de cura do paciente.
  • Atendimento individual, particular e personalizado, e devido a isto, também se torna mais humanizado.
  • Nossos profissionais levam, sem custo adicional, os equipamentos necessários.
  • Agendamento em horários flexíveis.
  • Facilidade de esclarecimento de dúvidas junto ao profissional de saúde.
  • Reduz o tempo de internações hospitalares, liberando leitos para os casos mais graves.
  • Melhor custo-benefício.

Como dissemos, o home care é difundido em todo o mundo, elevando a satisfação tanto de pacientes como dos profissionais da área da saúde, fazendo com que hajam, hoje em dia, cursos superiores e de especialização em atendimento domiciliar para estes profissionais, para assim, levar cada vez melhores serviços para dentro dos lares.

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A Central da Saúde, enquanto especialista em atendimento domiciliar, é referência neste serviço, levando os tratamentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura e gestação, visando maior conforto e segurança, e promovendo bem-estar e qualidade de vida aos seus pacientes.

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