Você sabia que a acupuntura alivia a insônia e melhora a qualidade do sono?

73 milhões de brasileiros sofrem com insônia, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS). Durante a pandemia da covid-19, esse problema foi ainda mais agravado: as palavras “insônia” e “remédio para insônia” nunca foram tão procurados no Google. 
A insônia não é apenas uma inconveniência, ela pode aumentar os riscos de doença cardiovascular, depressão, ansiedade, obesidade e fadiga. Por isso, no artigo de hoje trouxemos como saber se você tem esse distúrbio e como a acupuntura pode ser uma excelente aliada para aliviar os sintomas. Continue conosco!

Como saber se você tem insônia

A insônia não é somente não conseguir dormir o suficiente durante a noite. Essa síndrome também está relacionada a dificuldade de pegar no sono e a dificuldade de voltar a dormir depois de despertar no meio da madrugada, trazendo prejuízos como:

  • Sonolência e fadiga;
  • Mau humor e irritabilidade frequentes;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade de concentração e memorização;
  • Depressão e ansiedade.

Se esses sinais forem persistentes, o recomendado é procurar por um médico especialista, que investigará o histórico do paciente, avaliando aspectos emocionais, hábitos e fatores de predisposição.

A acupuntura contra a insônia

Normalmente, o tratamento mais comum para a insônia é através de medicamentos que podem provocar efeitos colaterais graves, pois podem causar dependência e tolerância bioquímica. 

A boa notícia é que a medicina chinesa tem uma alternativa de tratamento para a insônia: a acupuntura. Essa técnica milenar segura e livre de efeitos colaterais consiste na inserção de agulhas finas em partes específicas do corpo dependendo do problema a ser tratado.

A acupuntura contra a insônia estimula a liberação de neurotransmissores como a serotonina, proporcionando sensação de bem-estar. A melhora é percebida a cada sessão, o paciente vai aos poucos reduzindo suas queixas ao dormir melhor.

Além disso, a acupuntura também melhora a qualidade de sono. Uma pesquisa publicada no Jornal de Medicina Chinesa em 2009 descobriu que 4 sessões de eletroacupuntura melhorou significativamente a qualidade de sono e a função social. 67% dos participantes do estudo relataram estar livres da insônia um mês depois.

Conheça o serviço de acupuntura da Central da Saúde


Se você tem interesse em fazer acupuntura para melhorar o seu sono e sua qualidade de vida, o primeiro passo é encontrar um profissional qualificado. Aqui na Central da Saúde temos uma equipe de acupunturistas que vai até o conforto do seu lar para te atender. Clique aqui e agende já uma sessão de acupuntura conosco!

Compartilhe