Trabalhando em casa? O Fonoaudiólogo ajuda a melhorar a comunicação para as videochamadas

Tempo de leitura: 2 minutos

O trabalho remoto ganhou força no último ano. Impulsionado pelas medidas de distanciamento, o home office e as aulas EaD (Educação à Distância) se tornaram indispensáveis como forma das atividades não pararem. Apesar desse impulso acontecer em um momento delicado, a tendência é que esses modelos continuem mesmo quando a pandemia estiver controlada.

A principal forma de manter a comunicação no trabalho remoto é através de videochamadas. Para muitas pessoas acostumadas ao contato presencial isso representou uma grande novidade.

As chamadas de vídeo requerem que os participantes se expressem com clareza como forma de não gerar falhas de comunicação. Isso envolve a capacidade de falar em público e de se comunicar verbal e não verbalmente.

Como agora praticamente todas as pessoas, seja no trabalho ou em cursos, precisam participar desses encontros virtuais, quem não se sente confortável com as chamadas ou apresenta alguma dificuldade de comunicação precisa se adaptar a este novo cenário. O profissional indicado para auxiliar nesse processo é o fonoaudiólogo.

Como o fonoaudiólogo ajuda para uma melhor comunicação?

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para tratar diversos aspectos da comunicação. Através de uma série de exercícios, o fonoaudiólogo consegue melhorar a dicção e a fluência dos seus pacientes.

Além da pronúncia correta das palavras, melhorando o entendimento sobre o que é falado, a fonoaudiologia atua para melhorar a forma como a pessoa se expressa em gestos e movimentos, o que ajuda na interpretação do que é dito.

Muitos profissionais de comunicação em algum momento da carreira, ou em toda ela, se utilizaram da fonoaudiologia para melhorarem o seu desempenho frente às câmeras. Afinal, se expressar corretamente é imprescindível quando se está atrás de uma tela.

Outro aspecto importante a ser considerado é quanto aos distúrbios com a voz. Quem utiliza muito a voz pode apresentar rouquidão (disfonia) ou alguma outra alteração que deve ser acompanhada de perto. 

Ter auxílio é essencial para continuar a falar de forma agradável, na altura correta e sem dores. Pessoas que utilizam exaustivamente a voz em seus trabalhos podem ter acompanhamento como forma de prevenir doenças e, assim, não terem que ficar afastadas por conta da voz.

Dessa maneira, o fonoaudiólogo ajuda nas videochamadas ao:

  • Melhorar a dicção e fluência;
  • Evitar gagueiras;
  • Ajudar na modulação da altura da voz;
  • Auxiliar na expressão verbal e não verbal;
  • Prevenir e tratar doenças da voz;
  • Permitir uma melhor comunicação, entre outros aspectos.

Viu como é importante se comunicar com qualidade para ter um bom desempenho no trabalho com as chamadas de vídeo? Marque uma avaliação com um fonoaudiólogo e conheça os benefícios da Central da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *