The Voice + : Veja como manter a voz saudável com o passar dos anos

O programa musical The Voice inovou na sua última versão, que foi exclusiva para participantes com mais de 60 anos.

O público adorou a edição, chamada de The Voice +, pois revelou excelentes vozes da terceira idade, além de grandes histórias de vida.

Essa visibilidade é muito importante para combater a imagem preconceituosa e tola que considera os idosos improdutivos, ou que a velhice é um momento de declínio.

A grande verdade é que, cada vez mais, a expectativa de vida aumenta e as pessoas mais velhas continuam com as mesmas qualidades para ocupar os postos que quiserem na sociedade, inclusive em apresentações musicais.

Mas assim como se deve cuidar do físico e da mente para ter um envelhecimento saudável, é preciso cuidar das pregas vocais para não ter a capacidade vocal comprometida com o passar dos anos.

O que é o envelhecimento da voz?

A voz acompanha o envelhecimento do organismo, com a musculatura da laringe perdendo a força, assim como a ocorrência de menor lubrificação na região e enrijecimento das cartilagens. Tudo isso reflete nas pregas vocais.

A esse envelhecimento natural da voz se dá o nome de presbifonia. 

Acompanhar esse processo é uma questão de saúde de primeira importância, uma vez que a baixa potência da fala, tremor ou rouquidão, podem afetar a capacidade de comunicação do idoso, afetando a sua autonomia e autoestima, podendo levar até mesmo à depressão. 

Como evitar a presbifonia?

O envelhecimento da voz é inevitável, mas isso não significa perder a potência vocal. Caso isso ocorra, é necessário acompanhamento especializado.

Nesse aspecto, o atendimento do fonoaudiólogo é essencial para que o paciente recupere ou mesmo mantenha a estrutura vocal.

Com a realização de exercícios e terapia vocal, o fonoaudiólogo auxilia na reorganização de todos os aspectos relacionados à produção da voz: musculatura da laringe, pregas vocais e respiração.

Como cuidar melhor da voz?

Ao longo dos anos é possível ir cuidando da voz para mantê-la sempre saudável. Assim, é possível ter a mesma potência na voz que os participantes do The Voice + por toda a vida.

Praticar exercícios vocais com orientação, aquecer a voz quando for utilizá-la por longo período, beber água para hidratar a laringe e manter uma boa postura corporal, são indicações para preservar as melhores condições da voz. Por outro lado, é preciso evitar:

  • cafeína em excesso;
  • bebidas alcoólicas;
  • fumar;
  • falar alto ou gritar com costume;
  • exposição rotineira ao ar condicionado;
  • alimentos que provocam refluxo.

Tenha atendimento domiciliar

Ter atendimento em casa para você ou para quem você ama é possível com a Central da Saúde

Contamos com uma equipe de fonoaudiologia preparada para ir até a sua residência seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com equipamentos e materiais higienizados e utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): máscara n95, protetor facial (face shield) ou óculos de proteção, e luvas.

Estamos prontos para atender pessoas que precisam restabelecer a capacidade de se expressar e a potência da voz, como também pacientes que precisam de fonoaudiologia em decorrência de alguma doença, lesão, pós-operatório, ou dificuldade na fala e linguagem. 

Conheça mais sobre os nossos serviços e comece já o tratamento.

Compartilhe