Saúde neonatal: a fonoaudiologia no processo de amamentação

O leite materno é o alimento mais completo para oferecer ao bebê. Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o filho, ele protege o sistema imunológico da criança contra doenças. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda aleitamento materno exclusivo durante 6 meses e complementado até 2 anos ou mais. Mas o número de casos de desmames precoces ainda é muito alto, o que preocupa a saúde neonatal.

Muitas pessoas ainda desconhecem o trabalho do fonoaudiólogo no aleitamento materno, que pode atuar desde a fase do pré-natal até o momento da alta hospitalar. 

O fonoaudiólogo e o processo do aleitamento materno

O fonoaudiólogo é o profissional que estuda as funções de mastigação, sucção, deglutição, respiração e fala. Portanto, ele oferece o papel de educador, orientador e esclarecedor durante toda a gestação. Em cada fase, ele tem um papel fundamental.

Antes de a criança nascer

Nesta fase inicial, o profissional da fonoaudiologia prepara a gestante para a lactação, estimulando-a a amamentar e transmitindo orientações claras e objetivas para cada mulher individualmente.

Ele ainda auxilia no posicionamento correto da mãe-bebê e na pega adequada do seio materno para preparar e estimular os lábios, a língua, as bochechas, o palato e os dentes do bebê para a fala. 

O fonoaudiólogo também esclarece as dúvidas quanto a o que pode acontecer quando demora a descida do colostro, o que são as fissuras nas mamas e quais os problemas acarretados devido à chupetas e mamadeiras.  

Período pós-natal

Neste período, o fonoaudiólogo orienta em relação a realização do teste da orelhinha, potencial auditivo, exame comportamental a partir do teste de localização sonora e o teste da linguinha. 

O teste da linguinha, além de detectar alterações no freio da língua, analisa a forma com que o bebê movimenta a língua e se ele apresenta dificuldades para sugar o leite materno. Então é importante que seja feito logo nos primeiros meses de vida. 

A Fonoaudiologia contribui para a saúde materno infantil, combate à mortalidade infantil e favorece à alta hospitalar. Aqui na Central da Saúde contamos com fonoaudiólogos (as) que vão até o conforto da sua casa ou no hospital para te acompanhar durante todas as fases da sua gestação. 

Entre em contato conosco e saiba mais informações sobre agendamento e atendimento domiciliar.

Compartilhe