Saiba quais são os exercícios físicos aliados para a Labirintite

Tempo de leitura: 2 minutos

A labirintite é uma inflamação que acomete a região do labirinto. O labirinto é uma estrutura da orelha interna constituída pela cóclea, responsável pela audição e pelo vestíbulo e canais semicirculares, responsáveis pelo equilíbrio. 

Essa condição afeta, em geral, pessoas de 40 a 50 anos, mas pode atingir indivíduos mais jovens, normalmente quando associado a outros quadros médicos. Conheça, a seguir, quais são os principais sintomas da labirintite.

Sintomas da Labirintite 

As tonturas e as vertigens são os principais sintomas. As vertigens fazem com que o paciente sinta que o ambiente está girando ao seu redor ou que ele está rodando em volta do ambiente. Já as tonturas acompanham sintomas de queda e desequilíbrio. 

Outros sintomas da labirintite que podem ser comuns são:

  • Perda auditiva ou hipoacusia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Febre e mal-estar;
  • Alterações gastrointestinais;
  • Dor de cabeça e dor de ouvido;
  • Sudorese

Exercícios físicos para Labirintite

A avaliação clínica e o exame otoneurológico são indispensáveis para estabelecer o diagnóstico e tratamento da labirintite. Mas o que muitas pessoas não sabem é que os exercícios físicos podem ajudar no controle da doença. 

No passado, a recomendação era que pacientes acometidos pela labirintite ficassem em repouso, porém a orientação médica mudou radicalmente e agora recomenda-se atividade física aliada a uma alimentação saudável e regrada. 

Saiba agora quais são as atividades físicas mais indicadas para quem sofre com a labirintite. 

Caminhada 

A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. Essa atividade física tende a beneficiar o labirinto, o sistema nervoso central e todo o corpo. 

A probabilidade de ter algum sintoma desencadeado durante a atividade é maior em pessoas sedentárias, porém é pouco comum. A caminhada na rua é indicada de forma gradual até mesmo para a recuperação de crises labirínticas.

Pilates

O pilates ajuda muito no tratamento da labirintite porque promove o fortalecimento da região cervical, estabilizando a musculatura e melhorando movimentos ao praticar os exercícios indicados para a doença. 

Além disso, o pilates trabalha com o equilíbrio, com a coordenação motora e também auxilia a prevenir as dores, irritações e tensões dos pacientes. 

Reabilitação vestibular

A reabilitação vestibular (VB) é um método antigo e não invasivo praticado para o tratamento de pacientes com labirintite. Ela é baseada em exercícios específicos e customizados, que ajudam a devolver o equilíbrio ao labirinto.

Essa técnica pode ser aplicada por profissionais da fisioterapia e da fonoaudiologia e deve ser individualizada para cada paciente de acordo com as origens de seus sintomas.

Aqui na Central da Saúde contamos com profissionais qualificados que te ajudam a enfrentar da melhor forma possível os sintomas da labirintite.
Para mais informações sobre saúde e atendimento domiciliar, continue ligado no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *