O restaurante onde podemos errar seu pedido

Você já recebeu seu pedido errado em algum restaurante? Esse equívoco é totalmente normal no The Restaurant of Order Mistakes, um restaurante de Tóquio o qual somente contrata atendentes com deficiência cognitiva, como por exemplo o Alzheimer. Por conta de suas condições, 37% dos pedidos já foram enviados equivocadamente, assim como retrata o próprio slogan “o restaurante onde podemos errar seu pedido”. No entanto, a experiência continua sendo positiva e a comida não deixa de ser saborosa! 

Esse foi um experimento pop up, ou seja, que acontece por alguns dias apenas, e todos os consumidores estão cientes da proposta. O objetivo é que as pessoas possam mudar sua percepção e entendimento a respeito das deficiências cognitivas, seja persistente ou progressiva, e tenham mais compreensão, gerando inclusão, empatia e respeito. 

O restaurante oferece muito mais que uma simples refeição. Os atendentes também dialogam com os consumidores, trocando experiências, incentivos e confraternizações.

Além disso, o projeto também visa mostrar que pacientes acometidos pelas doenças desse gênero continuam sendo prestativos e necessitam de interação com outras pessoas, mesmo afetando a memória e tendo dificuldade em resolver problemas simples.

Esse tipo de ação tem um papel importante na educação social a respeito das demências. Continue lendo para entender mais sobre e como é a vida dos pacientes.

Demência: sintomas, significado e diagnóstico

A demência é uma condição que altera a função mental de forma lenta e progressiva, podendo afetar predominantemente a parte cognitiva, como a memória, o pensamento e a capacidade de aprendizagem, mas também pode afetar a locomoção motora.

Essa condição tem diversas causas, sendo a principal o Alzheimer. Outros tipos de quadros mais comuns que podem levar à demência são Corpos de Lewy, Parkinson e Sífilis.

Grande parte dos casos não são considerados reversíveis. Contudo, há certos quadros que, se tratados desde o início e tendo gerado poucos danos, apresenta-se a possibilidade de reversão. Entre eles temos a Hidrocefalia, uso a longo prazo e excessivo de álcool e drogas, tumores cerebrais, Neurossífilis e outras infecções. 

Os sintomas do declínio cognitivo e início de uma demência são:

  • Perda de memória (sobretudo memória recente);
  • Alteração de personalidade;
  • Confusão mental e desorientação;
  • Dificuldade em realizar tarefas e resolver problemas simples diários;
  • Dificuldade da fala;
  • Comportamentos mais agressivos e inapropriados;
  • Problemas com coordenação motora;
  • Alterações de sono;
  • Disfagia;

Márcio Kamada, professor da Universidade Santo Amaro e médico geriatra, destaca a importância de realizar o diagnóstico o mais rápido possível. Dessa forma o tratamento se inicia precocemente, atrasando os estágios mais graves das doenças.

Como fica a vida social de pessoas com demência?

Por conta da demência, o paciente se torna mais dependente de familiares e outras pessoas, que por sua vez acabam sendo internados em muitos casos, sendo o motivo de 50% de ocupações em asilos, assim como indicam dados da MSD. 

A incapacidade de executar tarefas simples do dia a dia em conjunto com outros sintomas podem causar impacto na vida social das pessoas diagnosticadas. Em certos casos, pode haver a falta de compreensão, sobretudo da família e mesmo com o avanço da tecnologia, ainda existe desinformação a respeito de demências.

É fundamental que o paciente tenha à disposição uma equipe multidisciplinar e acompanhamento médico. No entanto, a rede de apoio, afeto, paciência e o acolhimento familiar em conjunto da inserção social mostraram-se grandes aliados ao tratamento, explica o geriatra Márcio Kamada.

Quais tratamentos recorrer em casos de demência?

As deficiências cognitivas e demências do mesmo gênero, infelizmente, não possuem cura e isso ocorre pois as células cerebrais se degeneram e a função mental se deteriora com o tempo, podendo variar de quadro para quadro. No entanto, há tratamentos para proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente e retardar a evolução da doença. 

Além do acompanhamento com neurologistas, terapêutas e o uso de medicamentos, também se mostra muito útil realizar sessões de fisioterapia, em específico a neurológica e a geriátrica, e fonoaudiologia.

A fisioterapia tem grande papel no tratamento de demências, pois auxilia no fortalecimento muscular, no equilíbrio, marcha independente e outras funções de locomoção motora, oferecendo maior autonomia para o paciente. Além disso, também se mostra influente no tratamento cognitivo com o uso de exercícios de repetição. Você pode saber mais sobre a fisioterapia neurológica clicando aqui!

Já o tratamento da fonoaudiologia tem como objetivo trabalhar as dificuldades de fala, como o pronunciamento de palavras e a comunicação em si, de deglutição, que podem surgir devido ao enrijecimento dos músculos, e outros sintomas da disfagia. 

Na Central da Saúde você encontra profissionais especialistas e prontos para te atender no conforto da sua casa, sem se preocupar em se locomover e ter a garantia de um tratamento humanizado, 100% com foco no paciente, perto da família e com horários flexíveis. Acesse nosso site e entre em contato para agendar sua consulta. 


Para mais informações sobre saúde e atendimento domiciliar, acesse nosso blog e confira nossos artigos!

Compartilhe