Respirar pela boca faz mal para a saúde?

A respiração pela boca pode ocorrer em pessoas que tenham alguma alteração no trato respiratório, impedindo a passagem correta do ar pelas vias nasais, tais como: desvio de septo, pólipos, sinusite, hipertrofia da adenoide e obstrução das vias aéreas. 

Apesar de respirar pela boca não colocar a vida em risco, este hábito a longo prazo traz muitos malefícios para a saúde. No artigo de hoje, trouxemos algumas das consequências da respiração pela boca e falamos sobre como é feito o tratamento. Continue lendo para saber mais! 

Problemas que respirar pela boca pode causar

O nosso nariz funciona como um filtro de ar, pois promove a umidificação e aquecimento do ar, além de barrar a entrada de corpos estranhos. Quando a respiração ocorre pela boca, o ar não recebe essa “filtragem”, causando problemas, como:

  • Mastigação ineficiente e realizada com dificuldades;
  • Alterações na voz e na fala;
  • Diminuição da audição;
  • Lábio superior encurtado e lábio inferior flácido e voltado para fora;
  • Halitose e diminuição do paladar e do olfato;
  • Ronco, apnéia do sono, baba noturna, insônia;
  • Deformidades torácicas;
  • Cansaço frequente.

Em crianças, a respiração pela boca pode ter consequências ainda mais graves, pois como elas estão em desenvolvimento, a alteração do fluxo natural do ar pode afetar o posicionamento dos dentes e o formato do rosto. 

Além disso, o prejuízo nas noites de sono pode provocar alterações nas produções de hormônios, aumentando a produção de urina e podendo fazer com que a criança sofra de enurese noturna (xixi na cama). 

Quando procurar por tratamento

Quanto mais cedo procurar ajuda médica, menor o risco de desenvolver os sintomas mais graves, como problemas na fala e audição. A avaliação de um otorrinolaringologista é importante para iniciar um tratamento feito de acordo com a causa que leva a pessoa a respirar pela boca.

Pode ser, ainda, necessário o acompanhamento fonoaudiológico para adequação de todas as funções orais, como fala, respiração, mastigação e deglutição. Se for o caso, conte com a Central da Saúde. Temos em nossa equipe fonoaudiólogos que vão até a sua casa para te avaliar e oferecer o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades. Entre em contato e saiba mais! 

Compartilhe