Quer ter tranquilidade ao longo do ano? Faça exames periódicos agora!

Quer ter tranquilidade ao longo do ano? Faça exames periódicos agora!

Começo de ano é sempre uma correria: retornar ao trabalho depois de uma pausa merecida, agendar os pagamentos dos impostos, comprar o material escolar e o uniforme dos filhos e fazer a revisão do carro depois da viagem.

Com todas estas atribuições, muita gente acaba negligenciando a saúde e se esquecendo de colocar nesta lista a realização de exames periódicos. Para ajudar você a não negligenciar sua saúde, elaboramos uma lista de exames que devem ser feitos logo no início do ano, para passar os próximos meses tranquilo. Confira!

Homens

 Quer ter tranquilidade ao longo do ano? Faça exames periódicos agora!

  • PSA: a partir dos 40 anos, é fundamental consultar um urologista que irá solicitar o exame de Antígeno Prostático Específico, também conhecido como PSA. Este exame é um dos fatores que ajudam na detecção precoce do câncer de próstata. A avaliação do resultado leva em consideração dados, como histórico do paciente, fatores hereditários, idade, volume da próstata e uso de medicamentos.

Mulheres

 Quer ter tranquilidade ao longo do ano? Faça exames periódicos agora!

  • Mamografia: deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos para detecção precoce de tumores de mama. Mas, caso em caso de histórico de câncer de mama na família, os exames podem começar antes mesmo antes dos 35 anos.
  • Papanicolau: o exame deve ser realizado, regularmente a partir dos 18 anos para prevenção do câncer cervical. A partir dos 30 anos, o ginecologista poderá solicitar também a ultrassonografia transvaginal.

Homens e mulheres

  1. Exames de sangue
  • Colesterol e triglicerídeos: depois dos 40 anos, a fim de contribuir para a prevenção do infarto, estas taxas devem ser checadas anualmente, já que doenças cardíacas têm feito mais de 300 mil vítimas por ano, entre homens e mulheres.
  • Glicemia em jejum: exame destinado à detecção do diabetes, doenças crônica que se não tratada pode trazer sérias consequências à saúde, mas que, detectada precocemente, pode ser administrada.
  • Tireoide: mulheres, sobretudo depois dos 30 anos, apresentam três vezes mais chances de desenvolver distúrbios desta glândula, principalmente o hipotireoidismo. Em alguns casos, há dificuldade de perder peso, queda acentuada de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência.
  • Outros: ácido úrico, urina, ureia, creatinina, bilirrubina, TGO/TGP, Gama GT, fosfatase alcalina, milase, Hepatite B, Hepatite C e HIV. Estes exames identificam fatores de risco para doenças do coração, diabetes e câncer e ainda checa o funcionamento de órgãos importantes como o fígado e rins.
  1. Eletrocardiograma

Quem não tem histórico familiar deve começar a fazer este exame a partir dos 50 anos. Mas, caso contrário, os médicos costumam recomendar a realização destes exames antes desta idade.

  1. Teste ergométrico

Também chamado de “Teste de Esforço”, esse tipo de exame é utilizado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico, o que é frequentemente, associado à doença arterial coronariana e à angina, já que muitos pacientes costumam apresentar resultado normal no eletrocardiograma em repouso.

  1. Ecodopplercardiograma

É uma espécie de ultrassom cardíaco que permite checar a anatomia do órgão, suas dimensões e a função de inúmeras estruturas cardíacas, como as válvulas, veias e artérias, além da normalidade do fluxo sanguíneo que chega até o órgão.

Quer ter tranquilidade ao longo do ano? Faça exames periódicos agora!

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a expectativa do brasileiro atingiu os 72 anos e 5 meses para os homens e 79 anos e 4 meses para as mulheres. Entre os fatores que têm contribuído para isso estão os avanços na Medicina, sobretudo nos tratamentos e nos exames capazes de detectar doenças precocemente.

Com a realização desses exames básicos, você ganha tranquilidade para realizar as atividades do dia a dia e curtir os bons momentos que a vida oferece ao lado dos amigos e família. Lembre-se de que, ao sinal de qualquer anormalidade, procure sempre um médico, sua saúde não pode esperar.

 

Compartilhe