Quais profissionais da saúde podem atender em casa?

O atendimento domiciliar tem passado de uma opção para uma tendência, sobretudo com a expansão de aplicativos para contratar profissionais de home care, atividade regulamentada desde o começo de 2018 pelo Conselho Federal de Medicina.

Mas você já conhece o que é o home care, quais são suas modalidades e benefícios? Continue lendo para saber mais sobre!

O que é home care?

O home care, também conhecido por atendimento domiciliar, é a prestação de serviços de saúde na própria residência do paciente atendido, podendo ser realizado por diferentes profissionais de acordo com a necessidade da pessoa.

Os profissionais podem trabalhar de forma multidisciplinar ou separadamente, atendendo a demanda específica de sua especialidade. 

Vale ressaltar que há diferença entre home care e os cuidadores. Enquanto o primeiro requer maior conhecimento técnico de uma área específica, o segundo é responsável pelo auxílio básico para realização de atividades do dia a dia que pacientes possuem dificuldade por debilitação ou outras doenças que afetam sua independência.

Áreas permitidas

O atendimento e acompanhamento domiciliar pode ser substitutivo ou complementar às outras modalidades existentes, podendo incluir consultas de rotina, tratamentos, exames, aplicação de medicações e até mesmo internação domiciliar, uma vez que todo o equipamento utilizado é fornecido pelo profissional ou instituição. 

Algumas das atividades permitidas e demandadas são: alimentação e dietas, higiene pessoal, administração de remédios e acompanhamento clínico da saúde do paciente, como consultas e outros procedimentos.

Os principais profissionais da saúde que realizam esses atendimentos à domicílio são da área da medicina e clínica – como pediatria – fisioterapia, fonoaudiologia, enfermaria e auxiliares de enfermagem, nutrição e até mesmo assistência social.

Benefícios do home care

O home care pode proporcionar inúmeros benefícios para a sua saúde que atendimentos em consultórios não possuem.

Uma das principais vantagens é quanto ao local de atendimento. Por ser feito na casa do paciente, não há necessidade de locomoção, sobretudo para pessoas com limitações motoras, ou ficar esperando no consultório e em filas para ser chamado, otimizando o tempo.

Ser atendido na sua casa também evita riscos de exposições com infecções e outras doenças dos demais pacientes e o tratamento é feito em ambiente familiar e confortável.

O atendimento passa a ser também mais personalizado, humanizado e individual, levando em consideração as necessidades, rotina e limitações do paciente, além de poder contar com a família como rede de apoio, proporcionando tranquilidade, eficiência, segurança e autonomia.

Na Central da Saúde você encontra profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura e atendimento à gestante com qualificação e prontidão para te atender no conforto da sua casa. Acesse nosso site e agende já a sua consulta. Para mais  informações sobre o mundo da saúde, acompanhe o blog da Central!

Compartilhe