Problemas de saúde mais comuns no verão (e como se prevenir)

Problemas de saúde mais comuns no verão (e como se prevenir)

Já publicamos aqui em nosso Blog, um artigo sobre as doenças mais comuns na época da primavera. Agora, chegou a vez de conhecer os problemas mais comuns associados ao período do verão. Estas são estações do ano tidas como alegres e divertidas, mas que também podem ocasionar algumas inconveniências à saúde se não houver prevenção.

O verão é esperado com bastante expectativa devido à alta recreação em praias e piscinas, unida aos dias mais longos e ensolarados. E é exatamente a união de fatores que ocorrem nestes dias como, a maior exposição ao sol, à água, ao calor excessivo e o aumento do suor que podem resultar em algumas doenças e mal estar, comprometendo a animação das pessoas.

Porém, com os cuidados necessários, é possível minimizar as chances de contrair esses problemas e não deixar que atrapalhem o bem-estar de sua família, garantindo a diversão nas férias de verão.

Dengue

Problemas de saúde mais comuns no verão (e como se prevenir)

Este talvez seja o alerta de maior preocupação dos últimos anos. As doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são: Febre Amarela, Dengue, Zica e Chikungunya; e ao sinal de seus sintomas, busque atendimento médico para o devido tratamento e cura.

Os sintomas são: febre alta, dor de cabeça, nos olhos e no corpo (muscular), inchaço nas articulações, manchas avermelhadas na pele e coceira. A pessoa pode apresentar também tontura, náuseas e diarréia.

Estes insetos se proliferam devido aos dias quentes e chuvosos, por isso elimine qualquer água acumulada em recipientes como vasos de plantas, pneus sem uso e caixas d’água sem tampa. Estes são os lugares que se transformam em grandes criadouros para eles.

Queimaduras

A alta exposição ao sol pode causar queimaduras de até segundo grau, daquelas que surgem bolhas na pele, dependendo da intensidade. Mesmo as queimaduras simples, podem causar vermelhidão, desidratação, ardência e dores, e posterior descamação.

Pode causar ainda, fitofotodermatoses, que são as queimaduras, ou manchas escuras, que aliam a exposição ao sol junto do contato com frutas cítricas, como o limão. Em casos graves, podem surgir bolhas e só pode ser tratado com instruções médicas.

Portanto, lave muito bem as mãos ou qualquer parte do corpo que ficar exposta a estas frutas, use o protetor solar, procure ir à praia ou piscina em horários de menor incidência dos raios UVA e UVB – até às 10 horas da manhã e após às 16 horas da tarde -, e utilize uma loção hidratante após o banho.

Desidratação

Problemas de saúde mais comuns no verão (e como se prevenir)

Neste período o corpo tende a perder mais líquido, por conta do suor ao calor excessivo. Ainda que haja maior contato com o mar ou piscinas, o fator que causa a desidratação é a falta de líquido no organismo, e não fora dele.

A desidratação atinge em maior grau, pessoas idosas e crianças devido às fragilidades naturais da idade. Ela causa diarréia, irritabilidade e moleza no corpo; deixa ainda, a pele ressecada, causando descamação, secura na boca, nas mucosas e nos olhos. Quando perceber esses sintomas é indicado procurar por um médico.

O autocuidado deve ser em torno da ingestão de no mínimo três litros d’água por dia, muitas frutas e legumes como melancia, melão, laranja, tomate, pepino e alface.

Insolação

Ficar exposto ao sol ou mesmo ao reflexo dele na areia da praia, é possível ter insolação. Esta sensação ruim pode causar febre alta, fraqueza no corpo, náuseas, vômitos e diarréia. Para evitar, se proteja usando protetor solar de hora em hora, bonés ou chapéus, beber bastante água, não se expor nos horário de sol à pino, entre 10h e 16h, buscar sobra sempre que possível.

Micoses

Problemas de saúde mais comuns no verão (e como se prevenir)

As micoses surgem devido a proliferação de fungos em lugares quentes e úmidos, como nas virilhas, axilas, pescoço e entre os dedos dos pés, lugares onde transpiramos com maior facilidade, e também pelo maior contato com a água.

As micoses mais comuns são a frieira, pé-de-atleta e dermatofitose. Surgem manchas brancas ou avermelhadas e brotoejas na pele, podendo haver coceira, descamação, incômodos e irritação. Nestes casos, procure um médico dermatologista para o tratamento necessário.

Para evitar, mantenha sua pele seca, principalmente nestas regiões; ao sair do mar ou piscina, enxugue bem o corpo todo com uma toalha limpa e seca, se possível, troque a roupa de banho, buscando usar algo seco; e prefira usar roupas de algodão.

Prestando atenção às medidas de prevenção, você, sua família e amigos vão aproveitar bastante o Verão 2019, sem riscos de adquirir qualquer doenças. Desfrute!!

Compartilhe