Posso receber massagem durante a gestação?

O corpo da mulher ao longo da gestação se transforma por completo e uma das principais preocupações das gestantes é a qualidade de vida durante esse período, pois todo cuidado é necessário para manter a saúde da mãe e do bebê. Dentro dessas mudanças, após um certo período de gestação, alguns incômodos podem vir a surgir, como dores nas costas, inchaço nos pés, câimbras e até mesmo desconfortos mentais. 

Uma prática que pode proporcionar maior bem estar nessa fase é a massagem, pois ela auxilia a energia do corpo fluir e, consequentemente, relaxar.

Quais são os benefícios da massagem durante a gestação?

Os seus principais benefícios envolvem o alívio de tensões, dores nas costas, coluna e nas pernas, fortalecimento do sistema imunológico, contribui na hidratação da pele, melhora na circulação sanguínea e reduz o aparecimento de câimbras.

A gestação pode gerar alterações no trato renal e urinário, nesse caso, a massagem também pode contribuir na eliminação de resíduos do metabolismo e na melhora da prisão de ventre.

Além disso, durante a gravidez a mulher apresenta muitas preocupações e alterações hormonais que acabam afetando suas emoções. E, para isso, a massagem também pode contribuir para diminuição do cansaço e no combate da ansiedade e estresse que podem vir à tona.

Quais massagens a gestante pode fazer?

O mais indicado é que a massagem seja especial para gestantes, de preferência relaxantes, pois nem todos os tipos de técnica e posições são adequadas ao longo da gravidez e que seja um profissional especializado. Também é recomendado que seja realizada a partir do segundo trimestre, pois no primeiro, o bebê não está totalmente fixo no útero, podendo gerar um aborto espontâneo.

O ideal é que, antes de iniciar as sessões de massagem, converse com o seu médico para certificar que está tudo bem, ter certeza de que pode seguir com a prática e saber quais são as melhores técnicas para a sua saúde você e do seu bebê. Pois há alguns tipos de massagens contra indicadas, uma vez que podem afetar na circulação sanguínea, aumentar a pressão abdominal e/ou estimular contrações uterinas.

Para as gestantes que possuem interesse em fazer massagem, a Central da Saúde realiza atendimento à domicílio no conforto do seu lar, de forma humanizada e com horários flexíveis. Dessa forma, você não tem necessidade de sair de casa e pode fazer o acompanhamento ao lado dos seus familiares, aproveitando cada momento único que essa fase da vida tem a proporcionar. Trabalhamos com profissionais especializados em home care e massoterapia para gestantes. Acesse nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas.
Para mais informações sobre cuidados na gestação, saúde e atendimento domiciliar, acesse nosso blog e confira nossos artigos!

Compartilhe