Patologias respiratórias são as que mais afetam os idosos – mas há tratamentos!

Blog Patologias respiratórias

Existe uma estimativa de que em 2031, o número de idosos, ou seja, pessoas com mais de 60 anos, será maior que o número de crianças e adolescentes – idades entre 0 e 14 anos -, no Brasil, segundo o Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística – IBGE.

O processo de envelhecimento da população brasileira está acelerado há alguns anos, para se ter uma ideia, em 1965, o número de idosos em nosso país era de 6,2 milhões; depois, em 2000 já eram 13,9 milhões; hoje esse número já ultrapassa 30,2 milhões; e há uma estimativa de que até 2025, teremos uma das seis maiores populações de idosos no mundo.

Estas informações nos faz refletir sobre o impacto disso no sistema de saúde, tanto pública, quanto particular do nosso país, e nas formas de prevenções e cuidados que a população geral deverá ter daqui 20, 30, 40 anos ou mais.

Sob a nossa perspectiva, enquanto referência em saúde domiciliar, sabemos que o número de atendimentos em casa também é crescente, comprovado o efeito assertivo sobre a saúde. E, neste sentido, caso haja a necessidade da população idosa na utilização deste tipo de serviço, a Central da Saúde está pronta a atender, proporcionando melhor qualidade de vida.

Na trilha das maiores incidências patológicas da terceira idade

Patologias respiratórias

Dados do IBGE também dizem sobre as patologias que mais acometem os idosos, e são com estas doenças que mais devemos nos preocupar quando chegar à terceira idade. Para conhecimento, vamos listar aqui, os 5 grupos de doenças que mais atingem os idosos, de acordo com o IBGE:

  • Doenças cardiovasculares com 42,3% dos casos, nas quais incluem infarto, insuficiências cardíacas, acidente vascular cerebral e suas sequelas;
  • Neoplásicas com 17,2% dos casos, as quais são os tumores (câncer);
  • Doenças respiratórias com 15,4% dos casos, com as pneumonias e bronquites;
  • Doenças do sistema nervoso com 9,4% dos casos, como as demências e o mal de Alzheimer;
  • Causas externas com 5,6% dos casos, onde as quedas e acidentes domésticos são listados.

As campeãs de procura do nosso atendimento domiciliar são: Acidente Vascular Cerebral, Mal de Alzheimer e as doenças respiratórias, entre as quais estão a pneumonia e a bronquite, enfermidades que têm tratamentos específicos que nossos profissionais são capacitados de realizar.

Fisioterapia geriátrica 

Hoje, existe uma área da fisioterapia específica para tratar dos idosos, é a fisioterapia geriátrica, uma modalidade que trata de auxiliar pessoas idosas à manterem a qualidade de vida, dentro das suas limitações, realizando atividades do dia a dia, sem que seja necessário as incumbências de um familiar ou cuidador.

Além de ações preventivas, a fisioterapia geriátrica auxilia também nas doenças citadas acima, uma vez que o profissional especialista desta modalidade, sabe avaliar o quadro clínico da pessoa para indicar o tratamento necessário para a sua recuperação.

No caso das doenças respiratórias, o fisioterapeuta saberá interagir e realizar os procedimentos que restabeleçam, da melhor forma possível, a pessoa idosa.

Procedimentos da fisioterapia respiratória

Como dissemos anteriormente, uma das maiores incidências de enfermidades pelas quais somos procurados para tratar em idosos, são as doenças respiratórias como a pneumonia, bronquite e asma, as quais são inflamações, com risco de se tornarem infecciosas, diagnosticadas pela dificuldade de respiração e acúmulo de secreção nos pulmões.

Patologias respiratórias

Com a fisioterapia respiratória em domicílio, o nosso profissional será capaz de tratar a pessoa idosa no conforto e na segurança da própria casa, aumentando as chances da eficácia do tratamento por meio de drenagem postural, higiene brônquica e estímulo de tosse para expelir as secreções, ou ainda usar aparelhos como o aspirador traqueal, o Shaker ou o respiron, para realizar a aspiração da secreção caso as manobras não sejam suficientes.

Podem ser realizados ainda, exercícios de expansão torácica e exercícios de mecânica respiratória para melhorar a ventilação pulmonar, aumentar o fluxo de expiração e a oxigenação.

Na certeza de que o envelhecimento é inevitável, a fisioterapia é um excelente recurso para prevenir e atenuar as enfermidades que são mais propensas na terceira idade, principalmente se realizada dentro de casa. Essa é uma forma de prolongar a vida, melhorando o bem-estar dos idosos e de sua família.

Compartilhe