Outubro Rosa: saiba como prevenir e identificar os sintomas do câncer de mama

Chegamos no mês de outubro, período em que acontecem inúmeras mobilizações sobre o câncer de mama devido ao Outubro Rosa. Essa campanha foi criada na década de 1990 nos Estados Unidos e no Brasil chegou um pouco depois, em 2002, mas ganhou força apenas a partir de 2008.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres. Ele é causado pela multiplicação desordenada de células anormais nas regiões da mama, formando um tumor. Apesar de representar apenas 1% dos casos, homens também podem ter câncer de mama, pois têm glândulas mamárias e hormônios femininos. 
No artigo de hoje, você vai saber mais sobre os dados do câncer de mama no Brasil, quais são os sintomas e as prevenções dessa doença. Continue lendo até o final!

Dados do câncer de mama no Brasil


No Brasil, o câncer de mama afeta mulheres de todas as regiões, principalmente das regiões Sul e Sudeste. Neste ano de 2022, foram estimados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa de 43,74 casos por 100 mil mulheres.
Além disso, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil, exceto na região norte. Os maiores percentuais na mortalidade ocasionada por câncer de mama, no período 2016-2020, foram os do Sudeste (17,2%) e Centro-Oeste (16,8%), seguidos pelo Nordeste (15,6%) e Sul (15,5%).

Principais sintomas do câncer de mama


Conhecer os sintomas do câncer de mama é importante para que o diagnóstico precoce seja feito, diminuindo o risco de o câncer ser liberado na corrente sanguínea e se espalhar por outros órgãos do corpo. Conheça a seguir quais são eles:

  • Aparecimento de nódulo ou de espessamento na mama, próximo a ela ou na região da axila;
  • Alteração no formato ou no tamanho da mama ou mamilo;
  • Coceira e vermelhidão na mama,
  • Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade ou inversão do mamilo para dentro da mama;
  • Enrugamento ou endurecimento da mama.

A importância do diagnóstico precoce


Aproximadamente 95% dos casos de câncer de mama têm chance de cura quando diagnosticados no início. Para aumentar a chance de ter um diagnóstico precoce, é recomendado:
Consultar um médico ginecologista: a consulta deve ser feita pelo menos uma vez por ano.

Fazer mamografia: a partir dos 50 anos, a mamografia deve ser feita uma vez a cada dois anos e, se houver histórico familiar, o médico pode recomendar que comece a ser realizada com mais frequência e mais cedo.

Fazer o autoexame: também é muito importante para atentar-se a qualquer mudança nas mamas.

Como prevenir o câncer de mama


Existem alguns hábitos que podem contribuir para reduzir a chance de se ter câncer de mama. Conheça alguns deles:

  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Tenha uma dieta saudável e equilibrada;
  • Amamente;
  • Abandone o cigarro e as bebidas alcoólicas;
  • Não utilize hormônios sintéticos.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e fique sempre por dentro do mundo da saúde!

Compartilhe