Os benefícios da fisioterapia geriátrica

Os benefícios da fisioterapia geriátrica

Um estudo realizado pela Universidade de Washington, Estados Unidos detectou que a expectativa de vida da população de cerca de 50 países aumentará em mais de 10 anos, até 2040. Nesta lista, encontra-se o brasileiro que, atualmente, vive em média 75,2 anos e que, segundo a pesquisa, deverá alcançar os 78,5 anos.

A principal consequência disso é o aumento do número de pessoas idosas na população, o que faz com que seja necessária uma melhor compreensão em relação aos cuidados com a saúde desse público, visando ser oferecida melhor qualidade de vida a esta parcela de pessoas que, somente no Brasil, chega à casa dos 30 milhões.

O envelhecimento é um processo natural do organismo e o resultado direto é o enfraquecimento e a diminuição das funções fisiológicas e bioquímicas, provocando um declínio de todas as funções. Com isso, as habilidades mudam, a sensibilidade e os reflexos diminuem, bem como o controle dos movimentos.

Os benefícios da fisioterapia geriátrica

Ainda que, no geral, boa parte da população idosa se encontre bastante ativa, chegar a idades avançadas requer medidas preventivas a fim de diminuir os efeitos da debilidade das funções orgânicas e capacidades motoras que, nos casos mais graves, chega a impossibilitar a realização de atividades corriqueiras.

Nesse sentido, são necessárias algumas ações para proporcionar um envelhecimento saudável,  com autonomia e independência para desempenhar as atividades do dia a dia. Confira algumas dicas simples para manter a saúde e as boas habilidades do corpo:

  • Alimente-se de forma balanceada.
  • Pratique atividades físicas regularmente.
  • Pratique exercícios intelectuais regularmente.
  • Não abra mão do convívio familiar e social.
  • Faça consultas e exames médicos periodicamente

Outra aliada para o bem-estar físico do idoso é a Fisioterapia Geriátrica, modalidade que atua como prevenção e tratamento de enfermidades próprias da idade, como osteoporose, osteoartrose e osteoartrite.

Os benefícios da fisioterapia geriátrica

Os exercícios, que podem ser realizados com o auxílio de bolas, faixas elásticas, halteres e outros instrumentos, irão restabelecer a força, o equilíbrio, a flexibilidade, os reflexos e outras funções corporais.

Plano de atividades para a fisioterapia geriátrica

Esta área da saúde demanda um alto grau de especialização por parte do profissional fisioterapeuta. Utilizando seus conhecimentos, irá realizar avaliações e diagnósticos, propondo um plano de atividades e exercícios para o paciente idoso a fim de melhorar a coordenação motora e o fortalecimento muscular, sem esforço excessivo.

Benefícios da fisioterapia geriátrica ao corpo

  • Prevenir doenças, dores e lesões
  • Evitar a perda de força muscular
  • Manter ou restabelecer o equilíbrio do corpo
  • Manter a flexibilidade muscular e das articulações
  • Manter ou restabelecer a coordenação motora
  • Manter o equilíbrio postural
  • Prevenir deformidades e atrofias de músculos e articulações

Os benefícios da fisioterapia geriátrica

Mais que isso, o objetivo principal da fisioterapia geriátrica é proporcionar bem-estar físico e mental, além da qualidade de vida, prevenindo doenças e lesões para que o envelhecimento natural se dê da forma mais saudável possível. Somente assim este período tão especial da vida poderá ser chamado apropriadamente de “melhor idade”.

Compartilhe