Os benefícios da acupuntura para pacientes com câncer

acupuntura cancer

O tratamento do câncer vem se modernizando a cada ano. Com uma grande quantidade de pesquisadores buscando os melhores e mais eficientes procedimentos, os pacientes com esse diagnóstico podem usufruir de grandes descobertas e inovações da saúde para contornar os sintomas e os efeitos-colaterais do tratamento.

Algumas das grandes descobertas de tratamento, no entanto, não dizem respeito a altas inovações tecnológicas. A técnica milenar da acupuntura, por exemplo, tem sido empregada no tratamento de pessoas com câncer, trazendo importantes resultados na busca por mais qualidade de vida, ainda que acompanhado de outros tratamentos mais invasivos ou com efeitos colaterais.

A acupuntura para pacientes com neoplasia

Reconhecida desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina, a acupuntura é um método terapêutico que se originou na China e utiliza a inserção de agulhas em alguns pontos estratégicos da superfície corporal. Com isso, é possível notar uma melhora importante nas vísceras, glândulas, nas funções dos órgãos e na diminuição ou até eliminação da dor.

Nos pacientes com neoplasia (câncer) o objetivo principal é diminuir possíveis desconfortos ou efeitos colaterais mais severos causados direta ou indiretamente pelo tratamento – como as sessões de radioterapia, quimioterapia ou pós-operatório. A eficácia do método já foi comprovada por diversos estudos, incluindo alguns publicados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A acupuntura proporciona a estimulação de alguns pontos no corpo humano a partir de instrumentos invasivos – como a agulha –, ou não invasivos – podendo usar sementes, magnetos, ímãs, pastilhas de silício, laser, cristais radiônicos ou os próprios dedos.

Nos Estados Unidos, a acupuntura já é usada no tratamento de diversos sintomas e outras condições que estão associadas ao câncer. No país, de 2% a 31% dos pacientes oncológicos já foram submetidos a sessões de acupuntura, apresentando resultados positivos para o tratamento.

Essa técnica se mostra bastante eficiente no tratamento de vômitos e náuseas, que comumente acompanham as sessões de radioterapia e quimioterapia, além de alguns dos medicamentos indicados por oncologistas. Para evitar os enjôos, a acupuntura pode ser feita antes, depois e entre as sessões.

Onde fazer acupuntura

Para o paciente que está com a saúde mais debilitada por conta do tratamento, é possível escolher receber as sessões de acupuntura em casa, onde estará mais confortável e não precisará se preocupar com a locomoção até uma clínica especializada.

Além disso, o paciente poderá evitar entrar em contato com outras doenças que podem interferir no tratamento, deixando-o ainda mais frágil.
Agende sua consulta e sessão de acupuntura com a Central da Saúde e receba todos os cuidados que você precisa diretamente em seu domicílio!

Compartilhe