O crescimento do atendimento de saúde domiciliar no Brasil e no Mundo

O crescimento do atendimento de saúde domiciliar no Brasil e no Mundo

O atendimento domiciliar ganhou espaço nas últimas décadas, e a tendência é o crescimento contínuo desse setor em boa parte do mundo, rompendo com a ótica onde o único lugar de cuidados com a saúde seja um hospital ou uma clínica médica.

Um levantamento feito pela Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo – FEHOESP, constatou um aumento de 34%, em 2017, nos serviços de home care no Brasil.

Essa demanda cresce a cada ano, muito em virtude do aumento da expectativa de vida, e também dos benefícios que esse serviço oferece. Além disso, aspectos como o tecnológico, social, cultural, político e epidemiológico contribuem para esse número.

 O crescimento do atendimento de saúde domiciliar no Brasil e no Mundo

Na Europa por exemplo, um estudo realizado pela Università Commerciale Luigi Bocconi, na Itália, e divulgado pela Organização Mundial de Saúde, ainda em 2008, levantaram considerações em referência às mudanças dos padrões de saúde, já prevendo que diferenciados formatos familiares, tipos de enfermidades crônicas e alterações urbanísticas, elevariam o grau da necessidade da prestação de serviços de saúde no domicílio.

Nos Estados Unidos, a estimativa é de que hajam cerca de 1,3 milhões de pessoas utilizando o atendimento de saúde domiciliar, até 2020. No Canadá, embora seja um país com favoráveis índices no sistema de saúde público, a modalidade de atendimento domiciliar, já consolidada, é indispensável.

Essa mudança de mindset vem mexendo com todo o mercado da área da saúde, colocando em questionamento algumas premissas já consolidadas há anos. A recuperação de um paciente em sua residência, em alguns casos, pode evoluir mais rapidamente, por conta do ambiente privado, do vínculo com os profissionais e do afeto dos familiares.

Universidades

 O crescimento do atendimento de saúde domiciliar no Brasil e no Mundo

Hoje, diversas universidades brasileiras entendem a necessidade de formar ou integrar profissionais especializados para o home care, e por isso, realizam programas, cursos e atividades ligados a esse tipo de atendimento.

Faculdades como UNIFESP, UERJ, UFSC, e USP, incluem entre suas disciplinas, a gestão de cuidados domiciliares, com grupos de profissionais de diversas formações, como enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, que estudam essa dinâmica.

A Faculdade de Medicina da USP, por exemplo, em uma parceria com o Hospital das Clínicas, dispõe há mais de 20 anos, do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar – NADI, um centro de referência nacional, dedicado ao apoio e assistência de saúde em casa, garantindo melhor qualidade de vida aos seus pacientes.

Profissionais qualificados

O seu processo ainda está em fase de cálculos. Não sabemos ainda quanto que será o valor ganho, pois o Juiz ainda não deu a sentença final.

Outro ponto em comum, presente em vários países, é a busca pela qualificação dos profissionais que prestam o atendimento em casa. As faculdades já entenderam essa necessidade e em muitas já existem conteúdos sobre esse assunto em suas grades curriculares.

No entanto, o própria aumento de demanda por esse tipo de serviço, e o conhecimento de todos sobre essa modalidade, auxiliam a qualificação das pessoas ligadas à área da saúde. Cada vez mais os profissionais procuram estudar e se atualizar, através de cursos e especializações, atentos a esse mercado, que muitas vezes remunera melhor que o tradicional.

Outra competência que é desenvolvida, é a habilidade social para lidar com o paciente e seus familiares. Entendendo que o momento pelo qual elas passam é delicado, e estão mais vulneráveis, ter o cuidado adequado e saber lidar com tudo isso de maneira sutil, conforta e estreita a relação entre ambos.

Todas as ações dispostas neste artigo, conscientizam as pessoas quanto aos reais benefícios que o home care oferece. Elas ainda contribuem para o crescimento do setor de atendimento domiciliar no mundo, ajudando a evoluir a qualidade dos serviços, dos atendimentos e dos profissionais especializados nessa área.

A Central da Saúde, é claro, está envolvida com essa evolução, comprovando com sua experiência diária que esse modelo potencializa a evolução dos tratamentos e resulta num paciente muito mais acolhido e compreendido, durante todo processo.

Portanto, se você ainda tem receio de optar por esse modelo de atendimento, fale conosco. Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e te contar sobre os diversos benefícios também.

Compartilhe