Junho vermelho: 5 motivos para você doar sangue

Junho vermelho 5 motivos para você doar sangue

Você já ouviu falar na Campanha Junho Vermelho? O Junho Vermelho é uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Essa iniciativa acontece durante todo o mês de junho e foi criada em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue.

Junho foi escolhido por dois motivos. O primeiro é que no dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O segundo é que junho e agosto são historicamente os meses em que os hemocentros ficam mais vazios, portanto o mês foi escolhido como uma forma de incentivar as pessoas a doarem sangue e assim aumentar os bancos em todo o Brasil.

É importante lembrar que a doação de sangue é necessária o ano todo. Afinal, pessoas que sofreram acidentes, estão passando por tratamentos, cirurgias e outras invenções médicas precisam de sangue com frequência. Não há dúvidas de que doar sangue é um ato generoso, já que quando você doa, outras pessoas vivem.

A doação de sangue é um gesto simples, porém essencial, e pode fazer a diferença na vida de quem precisa. Veja aqui 5 motivos para doar sangue.

1. Uma doação de sangue pode salvar até 4 vidas

Nosso sangue é um bem valioso. Apesar dos avanços da ciência, ainda não foi encontrado um substituto para o sangue, por isso, quem precisa dele só pode recorrer à solidariedade dos doadores.

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas uma bolsa de sangue pode salvar até 4 pessoas. Dito isto, você sabia que o corpo humano possui cerca de 5 litros de sangue? Quando uma doação de sangue é feita são retirados até 450ml. Nosso corpo é capaz de repor o volume de plasma em até 24h e os glóbulos vermelhos em no máximo 4 semanas.

Viu como apenas um pouco do nosso sangue pode ajudar muito quem precisa?!

2. Doar sangue pode diminuir o risco de doenças cardíacas

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Epidemiology, foi constatada uma redução significativa de até 88% no risco de problemas cardíacos em indivíduos que realizaram doações de sangue de forma regular.

Esse efeito benéfico ocorre devido ao auxílio proporcionado pela doação na eliminação do excesso de ferro no organismo, uma substância que, quando acumulada, pode contribuir para a obstrução das artérias. Para pacientes que se engajam em doações regulares e apresentam baixos níveis de reserva de ferro no corpo, o próprio centro de coleta fornece uma prescrição para suplementar o ferro removido durante a doação.

3. Pode auxiliar na redução no risco de cânceres

No corpo humano, a renovação celular é um processo natural e contínuo. Ao realizar uma doação de sangue, nosso organismo prontamente inicia a produção da quantidade de sangue que foi retirada, promovendo assim a renovação das células sanguíneas. Pesquisas indicam que esse processo pode contribuir para a redução do risco de desenvolvimento de determinados tipos de câncer.

4. Check up em dia

A fim de utilizar o sangue doado, os hemocentros executam uma minuciosa verificação. Durante esse processo, são realizados exames sorológicos, cujos resultados podem ser acessados posteriormente pelo doador. Dessa forma, além de ajudar as pessoas que estão precisando de sangue, o próprio doador obtém informações relevantes sobre a sua saúde.

Os testes realizados no sangue doado abrangem a detecção de doenças como sífilis, hepatites B e C, e HIV.

5. Fazer o bem faz bem

Você sabia que fazer o bem faz bem? E não é só frase de efeito! No livro “The Healing Power of Doing Good: The Health and Spiritual Benefits of Helping Others” (O poder curativo de fazer o bem: os benefícios espirituais e a saúde em ajudar os outros), o autor Allan Lucks entrevistou mais de 3 mil pessoas com o objetivo de entender os impactos positivos da solidariedade na saúde física, mental e emocional.

O autor compilou diversos estudos que abordam os benefícios gerados pelo altruísmo por meio do trabalho voluntário. Ele identificou uma clara relação de causa e efeito entre ajudar os outros e desfrutar de uma boa saúde. Essas pesquisas concluíram que os participantes experimentaram um aumento no senso de bem-estar após realizar ações filantrópicas, resultando em níveis reduzidos de estresse e maior equilíbrio emocional.


Quer saber mais sobre doação de sangue? Acesse aqui e veja as principais dúvidas no site da Fundação Pró Sangue, o Hemocentro de São Paulo.

Compartilhe