Fonoaudiologia, a “arma” contra distúrbios fonoaudiológicos em idosos

Fonoaudiologia, a “arma” contra distúrbios fonoaudiólogos em idosos

Com o passar dos tempos, a fonoaudiologia evoluiu para tratar pacientes de todas as idades, principalmente aqueles que enfrentam dificuldades em se comunicar ou em se alimentar, como acontece com muitos idosos, decorrente do envelhecimento natural do corpo ou por conta de sequelas causadas por AVCs, mal de Alzheimer ou de Parkinson.

Fonoaudiologia, a “arma” contra distúrbios fonoaudiólogos em idosos

Hoje, a fonoaudiologia ajuda a prevenir disfunções relacionadas à fala, voz, linguagem, audição, deglutição, respiração e motricidade orofacial, ajudando estes idosos com as limitações inerentes de suas idades.

O fonoaudiólogo é um “agente” importante no combate aos distúrbios mais comuns que afetam pessoas na terceira idade. Confira alguns deles e como prevenir.

Presbifonia: Este distúrbio é causado pelo envelhecimento da voz, algo que ocorre com o desgaste natural do avançar da idade. Com a chegada da terceira idade, algumas alterações podem ocorrer nos músculos vocais causando um enfraquecimento na voz. Isto pode impactar negativamente a vida social do idoso uma vez que ele não consegue se comunicar ou se expressar corretamente.

Porém, para que ele não se intimide e mantenha sua voz o mais ativa possível, pode-se prevenir sua evolução com a ajuda da fonoaudiologia que, por meio de exercícios vocais e de respiração, fortalecem toda a região vocal.

Distúrbios da motricidade oral: É quando ocorre alterações estruturais ou funcionais da região bucal, afetando não apenas a fala, mas a mastigação e a deglutição. Esse tipo de disfunção pode ocorrer quando há atrofias musculares ou problemas periodontais como a ausência de dentes ou próteses (dentaduras e implantes de dentes) mal encaixadas.

Neste caso, o fonoaudiólogo poderá detectar o problema, realizando exercícios para o fortalecimento dos músculos da região; e caso seja um problema de ordem dental, um dentista também deverá ajudar no tratamento, realizando mudanças necessárias na arcada dentária do idoso para a normalização do problema.

Disfagia: Este é um transtorno da deglutição, ou seja, problemas para engolir alimentos que, se não tratada, pode levar o idoso a outros problemas como desnutrição, desidratação, sensação de alimento parado na garganta, pneumonia, asfixia e engasgos.

Este distúrbio, na maioria das vezes, é causado pelo envelhecimento natural dos músculos da região bucal, pescoço e garganta. Também pode ser a consequência de paralisias cerebrais, AVCs ou doença de Alzheimer e Parkinson.

Fonoaudiologia, a “arma” contra distúrbios fonoaudiólogos em idosos

Neste caso, o fonoaudiólogo irá auxiliar o paciente com exercícios que estimulam a movimentação e a coordenação motora dos músculos da boca, lábios, língua, mandíbula, garganta, faringe, laringe, palato e respiratórios.

Distúrbios de Linguagem: Muitos idosos que enfrentam demências ou que sofreram lesões neurológicas (AVCs), podem ter sua linguagem comprometida parcial ou totalmente. As disfunções nas habilidades linguísticas contribuem negativamente, isolando o idoso de seu convívio social, acarretando, muitas vezes, na falta de comunicação e desânimo com as atividades do dia a dia.

Para tratar, a fonoaudiologia irá oferecer atividades e exercícios práticos para fortalecer os músculos da região bucal, bem como outros que reativem a linguagem normal por um processo de recuperação mínima da sua forma de se comunicar.

Fonoaudiologia, a “arma” contra distúrbios fonoaudiólogos em idosos

Como você pôde ver, estes distúrbios são tratáveis com a ajuda de um fonoaudiólogo, além do empenho do próprio paciente em melhor sua condição de saúde. Isso ficará ainda mais fácil, se feito na segurança e conforto do próprio lar.

Compartilhe