Fisioterapia uroginecológica: entenda do que se trata

Tempo de leitura: 2 minutos

fisioterapia uroginecologica

Quando pensamos em fisioterapia, vem à mente os tratamentos de lesões e problemas motores. No entanto, essa especialidade é bastante ampla e pode trabalhar com os diferentes sistemas do organismo.

A fisioterapia uroginecológica, por exemplo, é uma especialidade dentro da fisioterapia que tem como principal objetivo tratar as possíveis alterações que estejam relacionadas com o assoalho pélvico. Entre essas alterações estão a incontinência fecal ou urinária, a disfunção sexual e os prolapsos genitais. Deste modo, essa especialidade pode aumentar e melhorar a qualidade de vida e o desempenho sexual dos pacientes.

Os músculos que compõem o assoalho pélvico devem estar fortalecidos para que o organismo consiga segurar a urina e as fezes, além de sustentar o peso de vários outros órgãos. No entanto, devido ao envelhecimento, cirurgias, doenças ou partos múltiplos, é comum que esses músculos percam força, o que pode trazer diversos problemas e desconfortos – além de limitar o dia a dia dos pacientes.

Como funciona a fisioterapia uroginecológica

É importante que a fisioterapia uroginecológica seja feita com um fisioterapeuta especializado. Além disso, é necessário contar com o auxílio de outros recursos, de acordo com o objetivo do tratamento e a recomendação dos médicos.

Para promover a tonificação do assoalho pélvico e diminuir a dor perianal, assim como diminuir a atividade da musculatura da bexiga enquanto ela se enche, a eletroestimulação é um dos tratamentos indicados. Ela também é usada para tratar a incontinência urinária.

Já o biofeedback tem o princípio de medir a intensidade da atividade muscular da região. Essa técnica avalia desde a contração até a coordenação e o relaxamento dos músculos que fazem parte do assoalho pélvico.

Já na cinesioterapia, que se baseia principalmente na prática de exercícios, o objetivo é promover o ganho de força e treinar os músculos pélvicos. Um dos exercícios mais conhecidos para isso são os exercícios de Kegel, que incluem a contração e o relaxamento desses músculos para torná-los mais fortes.

Onde encontrar fisioterapeutas

Aqui na Central da Saúde você encontra os profissionais treinados e capacitados para atender às suas necessidades e cuidar da sua saúde diretamente no conforto de sua casa. Fisioterapia home care permite que o paciente pratique os exercícios e fortaleça as suas musculaturas sem sair de casa!

Pacientes com dificuldade de locomoção ou que sofrem com distúrbios, como a incontinência urinária ou fecal, podem se sentir mais confortáveis sem precisar se locomover até clínicas ou hospitais.

Agende uma consulta com a Central da Saúde e descubra os maiores benefícios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *