Fisioterapia para idosos: 5 sinais de que é hora de procurar o serviço

Fisioterapia para idosos_ 5 sinais de que é hora de procurar o serviço

As mudanças relacionadas ao envelhecimento são inevitáveis. A força muscular é reduzida, o equilíbrio e coordenação são prejudicados, o metabolismo desacelera, as articulações doem e ocorre uma significativa alteração nos sentidos e compreensão.

Essas mudanças acontecem de forma lenta e gradual, e a cada ano que passa esses obstáculos da terceira idade podem afetar negativamente a independência e mobilidade da pessoa idosa.

Envelhecer com qualidade de vida é um desafio, mas é possível quando tomados os cuidados necessários. Não é novidade que uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são grandes aliados para uma velhice com mais saúde, mas além disso, também existe outra forma de manter e recuperar a saúde do idoso: com a fisioterapia para idosos ou fisioterapia geriátrica.

A fisioterapia para idosos têm um papel fundamental na saúde do idoso, atuando na prevenção de doenças e na manutenção da saúde. Os profissionais de fisioterapia podem identificar problemas que impactam na independência e trabalham para recuperar a pessoa, oferecendo assim mais qualidade de vida na melhor idade.

Nesse sentido, é muito importante dar atenção extra aos cuidados com a saúde e bem-estar dos idosos. Abaixo listamos 5 sinais que é hora de procurar a fisioterapia para a pessoa idosa:

1. Incapacidade na realização das atividades cotidianas

Os idosos que sofrem com algum grau de limitação na mobilidade, deixam de realizar tarefas comuns que faziam anteriormente. Se você reconhecer que seu familiar está com dificuldades de andar, se levantar ou deslocar-se para outro local, é hora de procurar um profissional de fisioterapia que lhe trará maior estabilidade para realizar essas atividades.

2. Agravamento da dor

Dor crônica ou aguda são os principais sintomas que os idosos podem se deparar e se nada for feito para aliviá-la, certamente irá piorar. Nesse caso, a fisioterapia é a opção mais adequada para alívio da dor, a fim de evitar o agravamento dos sintomas, além de possibilitar o fortalecimento, maior liberdade de movimentos e redução do estresse.

3. Redução no uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem ser prejudiciais ao idoso devido às suas reações adversas, podendo causar alguns problemas, incluindo problemas de equilíbrio. Nessas situações, a fisioterapia também pode contribuir muito para diminuir dores e consequentemente o consumo desses medicamentos.

4. Problemas respiratórios

Devido à mudança na função pulmonar que ocorre na velhice, alguns distúrbios respiratórios podem surgir em idosos. A fisioterapia por sua vez, pode ajudar a melhorar a capacidade pulmonar deles, além de melhorar a tosse, reduzindo qualquer congestão que possa estar presente.

5. Diminuição na força muscular

Se os idosos têm dificuldades na realização de exercícios físicos, pode ser devido à sarcopenia, que é o enfraquecimento dos músculos por conta da perda de massa muscular. Neste caso, um profissional de fisioterapia ajuda a prevenir um agravamento e também fortalecer os músculos, possibilitando um maior movimento e mobilidade.

Concluindo, a fisioterapia pode ajudar o idoso a evitar inúmeros problemas que podem surgir em função da idade. Por isso, se evidenciado algum dos sinais listados aqui, recomendamos buscar a ajuda de um profissional para fazer o tratamento adequado, melhorando a qualidade de vida da pessoa idosa.


A Central da Saúde possui especialistas em fisioterapia geriátrica, e o melhor: eles atendem no conforto da sua casa! Agende uma sessão de fisioterapia geriátrica agora mesmo. Fale conosco.

Compartilhe