Fisioterapia para coluna: como funciona?

Fisioterapia em casa

Dores no pescoço, nas costas e na região lombar atingem pessoas de todas as idades. Essas dores são solucionadas por meio da fisioterapia para coluna. Mas afinal, como funciona esse atendimento e quais são as principais dores que o tratamento auxilia? Acompanhe o texto que explicaremos para você!

Fisioterapia para coluna: para que serve?

Por meio de técnicas terapêuticas e de avaliação dos hábitos dos pacientes, o fisioterapeuta atua para eliminar dores e tratar lesões. E o melhor de tudo isso é que a fisioterapia para coluna pode ser feita na casa do paciente com a vantagem de um atendimento exclusivo. Dessa maneira, a solução para as dores na coluna chega até o conforto do próprio domicílio. Vamos ver quais as dores que mais requisitam atenção com a coluna.

  • Dor no nervo ciático

A dor ciática é sentida na região lombar e irradia para os glúteos, parte posterior da coxa, chega ao joelho e pode continuar até o pé. A dor ocorre pela compressão ou lesão do nervo ciático. A origem da dor pode ser por hérnia de disco, síndrome do piriforme, tumores, traumas, entre outras situações.

Atinge igualmente homens e mulheres, com maior incidência na velhice pelo desgaste nas vértebras ao longos dos anos. É uma doença muito comum e o quanto antes se buscar a fisioterapia para coluna, melhor! Assim, elimina-se as incômodas dores e a lesão não se agrava.

  • Estenose  espinhal

Esta condição ocorre pelo estreitamento do canal vertebral, com  mais frequência com o avançar da idade. A diminuição do espaço faz com que os nervos e a medula sejam comprimidas. Além de dores, a doença pode acometer as articulações, ossos e vértebras.

A qualquer sinal injustificado de formigamento, sensação de fraqueza ou de choque é preciso passar por uma avaliação médica e iniciar tratamento fisioterápico. A opção da fisioterapia em casa traz excelentes resultados, além de livrar pacientes com dores agudas de terem que se locomover até a clínica.

  • Discopatia (Doenças degenerativas do disco)

Postura incorreta, movimentos laborais repetitivos, ou mesmo o desgaste com o tempo faz com que apareçam doenças degenerativas do disco. As dores acompanhadas da sensação de formigamento ou queimação são os primeiros sinais, mas que podem evoluir para dificuldades em realizar certos movimentos.

A degeneração do disco intervertebral, que fica entre as vértebras, faz com que ele perca a capacidade de acomodação da coluna, em reduzir impactos e de proteger a medula. Quando o disco afina perdendo parte de sua estrutura, as vértebras se aproximam, a proteção fica prejudicada e o movimento ocasiona dor. As diferentes regiões da coluna (cervical, torácica e lombar) podem ser acometidas, com reflexos para outras áreas próximas.

Fisioterapia em casa

Tratar a coluna com a fisioterapia em casa é uma opção positiva pelos inúmeros benefícios que traz. Muitas vezes as dores na coluna dificultam ou até impossibilitam que o paciente vá até à clínica. Dessa maneira, ter um atendimento exclusivo no próprio domicílio permite que o paciente tenha o conforto do lar e foque no tratamento já que não precisa se preocupar em se deslocar, muitas vezes com dores, até o consultório.

Outra vantagem adicional é a flexibilidade de horários, com atendimentos fora do horário comercial, inclusive aos finais de semana, o que facilita realizar o tratamento sem abrir mão de outras tarefas do dia a dia. Além disso, as técnicas e equipamentos empregados são os mesmo utilizados em uma clínica, pois elásticos, bolas, balanços e até equipamentos de ultrassom, eletroestimulação e terapia a laser são levados pelo fisioterapeuta à casa do paciente conforme seja necessário.

Viu como realizar a fisioterapia em casa é muito melhor? A Central da Saúde disponibiliza profissionais altamente recomendados com vasta experiência para levar até você o melhor tratamento. Agende a sua consulta com a Central da Saúde e tenha atendimento domiciliar eficiente e de maneira segura.

Compartilhe