Fisioterapia gerontológica: o que é e quais os benefícios

Nos últimos 8 anos, o número de pessoas de 65 anos para cima teve um aumento de 20% e estima-se que até 2025 o Brasil tenha mais de 32 milhões de idosos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Desse modo, quanto maior a população idosa, mais são necessários profissionais especializados, como da área da fisioterapia gerontológica, para realizar cuidados que essa população precisa.

A fisioterapia gerontológica é uma das áreas da fisioterapia responsável pelo tratamento em pessoas idosas, regulamentada pelo COFFITO desde 2017. Ela tem a função de oferecer mais qualidade de vida e autonomia à população envelhecida. Continue lendo para saber mais! 

O que é a fisioterapia gerontológica? 
A fisioterapia em gerontologia é focada no atendimento da pessoa idosa de uma forma humanizada, em que o fisioterapeuta pode atuar tanto na prevenção como no tratamento do paciente. 

O envelhecimento, apesar de ser natural, é uma fase individual de cada pessoa. Assim, o especialista de fisioterapia precisa levar em consideração todas as características da pessoa idosa: queixas motoras, funcionais, cognitivas, motoras, etc.
Após ouvir tudo o que a pessoa tem a dizer para ter o máximo de informações para entender o paciente, o fisioterapeuta poderá traçar o melhor plano de cuidado para o paciente, visando sempre a sua independência e qualidade de vida.

Os benefícios da fisioterapia em gerontologia
Existem diversos benefícios da fisioterapia gerontológica. Separamos a seguir alguns deles, confira:

  • Aumento do bem-estar físico e mental;
  • Melhora do humor, da autoestima e da confiança;
  • Melhora do condicionamento físicos;
  • Redução das dores crônicas;
  • Diminuição do risco de quedas;
  • Reabilitação e restauração da função motora;
  • Prevenção ou retardamento das incapacidades relacionadas ao envelhecimento

Conheça o serviço de fisioterapia da Central da Saúde

Aqui na Central da Saúde disponibilizamos fisioterapeutas com especialidade em atendimento no conforto da sua casa com horários flexíveis. Se você deseja um tratamento personalizado e humanizado, não deixe de agendar uma consulta.

E para mais informações sobre saúde e atendimento domiciliar, acesse nosso blog e confira nossos artigos!

Compartilhe