Fisioterapia preventiva: evite lesões durante a prática esportiva

É muito comum que as pessoas procurem a fisioterapia para fazer tratamentos corretivos. Mas ela também pode ser realizada para evitar certos problemas futuros que podem ser mais complexos de corrigir do que tratar antes. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

Uma excelente opção para cuidar bem da sua saúde é a fisioterapia preventiva. Para saber tudo sobre, continue lendo este artigo.

O que é fisioterapia preventiva

A fisioterapia preventiva é uma abordagem do tratamento fisioterapêutico que, assim como diz seu nome, tem como objetivo prevenir lesões, doenças e evitar situações desagradáveis que podem afetar a saúde.

O tratamento atua a partir de técnicas com exercícios e alongamentos específicos para cada caso, como por exemplo relaxamento da musculatura, respiração, entre outros. Ele identifica as necessidades e fraquezas de cada paciente e trabalha com cada um deles.

Quais são os benefícios?

A fisioterapia preventiva oferece inúmeros benefícios para a sua saúde a curto e longo prazo.

Por ser uma técnica que envolve diversos exercícios, o tratamento pode ajudar no fortalecimento da musculatura, melhorar o sistema circulatório e funções pulmonares. Com isso, ele também previne problemas causados por movimentos errados e repetitivos, evita possíveis lesões musculares e até mesmo doenças cardíacas.

Por consequência, o tratamento preventivo proporciona mais qualidade de vida, disposição, maior sensação de bem estar e possibilita aumento no desempenho das atividades que antes eram consideradas difíceis.

Quem pode fazer?

Não há contraindicações para realizar os atendimentos de fisioterapia preventiva, mas tem alguns grupos em específico que acabam se beneficiando mais da técnica.

Essa abordagem da fisioterapia pode ser muito útil para trabalhadores, em específico aqueles que exigem força diária ou passam por um longo período sentados. O tratamento auxilia na postura através de alongamentos, fortalecimento e relaxamento da musculatura e outras técnicas que, consequentemente, aumentam a qualidade do trabalho, produzindo e mantendo o desempenho de forma saudável. Ele também pode ser um grande aliado na recuperação do estresse e da fadiga. Você pode ver mais dicas sobre cuidados com a postura no home office clicando aqui!

Outro grupo que pode se beneficiar com a fisioterapia preventiva é a terceira idade, condicionando o corpo para exercer atividades que, normalmente, seriam desafiadoras dos idosos executarem sem o tratamento.  Ele também trabalha a prevenção de doenças comuns da faixa etária, a preservação da locomoção motora  e a saúde mental, proporcionando maior qualidade de vida.

Os esportistas também demandam um cuidado preventivo por conta dos esforços físicos frequentes por um longo tempo e de alta intensidade. Dessa forma, os atletas fortalecem os músculos e previnem lesões que podem decorrer da prática esportiva, melhorando o desempenho e rendimento nos treinos

E mesmo que você não faça parte de algum desses grupos, o tratamento de fisioterapia preventiva pode ser adaptado para qualquer idade e pessoa, mas é importante que seja consultado um especialista antes de começar.

Na Central da Saúde, oferecemos profissionais de fisioterapia qualificados e prontos para atender suas necessidades no conforto da sua casa a partir de um tratamento totalmente personalizado e humanizado. Agende já a sua consulta clicando aqui

E para mais informações sobre saúde e atendimento domiciliar, acesse nosso blog e confira nossos artigos!

Compartilhe