Escoliose tem tratamento

Tempo de leitura: 3 minutos

Manter a postura ereta, proteger a medula espinhal, fixar as costelas, ligamentos e músculos, possibilitar a movimentação das pernas, braços e cabeça, além de suportar o peso do corpo são algumas das funções da coluna vertebral, eixo central do esqueleto.

Formado por 33 ossos chamados vértebras, este conjunto, quando visto de frente, pode parecer reto, mas ao observarmos de lado, percebe-se que há curvaturas normais que se assemelham a um “S”. No entanto, quando estas vértebras se curvam de forma anormal para um dos lados do tronco, este desvio é chamado escoliose. Assim, esta inclinação lateral gera uma assimetria e desnivelamento corporal nos ombros, quadris, pernas e mamilos. A cintura e caixa torácica desviam para um dos lados do corpo, assim como costelas e escápulas mais salientes em um dos lados do tórax.

Tipos e causas principais

Existem, basicamente, três tipos de escoliose: a congênita, a neuromuscular e a idiopática.

  • Escoliose congênita: ocorre quando há problemas na formação das vértebras ou de um problema de fusão dos ossos da coluna durante o desenvolvimento do feto ou do recém-nascido.
  • Escoliose neuromuscular: entre suas principais causas estão problemas neurológicos, como paralisia cerebral; musculares, que causam fraqueza muscular, descontrole dos músculos ou paralisia decorrente de doenças como distrofia muscular, espinha bífida e poliomielite.
  • Escoliose idiopática: não há causas conhecidas para o problema e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é o tipo mais comum, chegando a 80% dos casos. Pode surgir em qualquer idade, mas é bastante comum na puberdade, sobretudo em meninas.

Diagnóstico e sintomas

Escoliose tem tratamento

O diagnóstico é feito, basicamente, por meio de exames de imagens, como raio-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Além disso, o médico também faz uma avaliação da postura para avaliar o grau de assimetria.

Muitos dos sintomas são bem discretos. E entre os principais, além do desnivelamento do corpo, podem estar dores musculares e sensação de fadiga nas costas, principalmente após um longo período em uma única posição.

Tratamento

Escoliose tem tratamento

A escoliose idiopática em adolescentes costuma ser leve e o tratamento pode ser dispensado, havendo apenas observação médica. Mas a curvatura pode se agravar. Ainda não existem medicamentos para a escoliose, mas há técnicas que podem colaborar para o tratamento de todos os tipos. O sucesso vai depender, principalmente do grau de curvatura e de quando o tratamento será iniciado. Ou seja, quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento, maiores as chances de cura.

Paciente com curvatura até 30 graus são tratadas com fisioterapia, Reeducação Postural Global (RPG) e Pilates. Já para aquelas acima de 30 graus, além da fisioterapia, os médicos recomendam o uso de coletes. O tratamento pode ser cirúrgico nos casos em que a curvatura é maior que 50 graus. Isto porque pode haver compressão de órgãos importantes, como o coração e os pulmões, dependendo da localização da curvatura. Caso contrário, o tratamento é feito com fisioterapia e uso de coletes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *