Entenda tudo sobre fono online

Entenda tudo sobre fono online

Você sabia que é possível fazer sessões de fono online? Entenda tudo sobre fono online neste artigo. 

Com a pandemia de COVID-19 e as restrições, muitos serviços que antes eram prestados de maneira presencial passaram a ser feitos de forma remota. Dentre eles, as consultas de diversas especialidades, como a fonoaudiologia. 

A regulamentação da telessaúde para a fonoaudiologia em abril de 2020 permitiu que sessões de fono fossem realizadas de forma virtual. Dessa forma, os profissionais puderam continuar os atendimentos sem prejudicar o tratamento de seus pacientes. 

Você já se perguntou como é possível realizar o atendimento de fono online? A fonoaudiologia é uma especialidade que permite essa flexibilidade, já que boa parte dos procedimentos e estímulos podem ser migrados para o formato online. Assim, realizar atendimentos online é possível.Pessoas com dificuldades de locomoção podem optar por realizar os atendimentos sem sair de casa. Além disso, a fono é mais acessível economicamente. 

O que é a fono online? 

A fono online é uma modalidade da fonoaudiologia em que o profissional realiza o atendimento ao paciente de maneira remota, através da teleconsulta. A fono online pode ser realizada em pacientes adultos ou em crianças. Dentre os casos que podem ser tratados estão:

  • Atraso de fala;
  • Gagueira;
  • Problemas de oratória, leitura e escrita;
  • Processamento auditivo central.

Atenção: Em casos de problemas de deglutição (dificuldade para engolir), a fono online não é permitida. 

Como funciona a primeira sessão de fono online? 

Na primeira sessão de fono online, o profissional realiza uma anamnese, ou seja, avalia o histórico do paciente. Caso a pessoa já tenha realizado outro tratamento de fono, o profissional avaliará como foi o tratamento,qual a evolução que o paciente teve,se o problema que foi tratado anteriormente ainda é o mesmo e como foi o engajamento no tratamento anterior. Tanto na modalidade online, quanto na presencial, os procedimentos são os mesmos. 

Como funciona a fono online?

As sessões online, na Central da Saúde duram, em média, 45 minutos. A plataforma na qual será realizada a sessão e o horário são acordados entre o paciente e o profissional. Logo, é importante que o paciente reserve uma parte do seu dia para realizar o tratamento da mesma forma que faria se fosse comparecer à consulta presencial. 

Quanto custa uma sessão de fono online?

Os valores para realizar uma sessão de fono online variam de acordo com o profissional e a especialidade. Entre em contato com a Central da Saúde para saber mais sobre os nossos valores.

Onde fazer fono online?

É interessante que o paciente saiba onde encontrar o melhor profissional. Por isso, a Central da Saúde oferece uma gama de profissionais competentes que podem realizar o atendimento online nas mais diferentes cidades e em qualquer lugar do Brasil. 

Atendemos as mais diversas necessidades de fonoaudiologia, com curadoria de profissionais especializados feita em conjunto com os nossos pacientes.



Quer saber mais sobre as nossas sessões de fono online e outras especialidades? Entre em contato conosco e veja como a Central da Saúde pode te ajudar a realizar tratamentos no conforto da sua casa.

Compartilhe