Entenda sobre a fibromialgia, a doença da Lady Gaga

A cantora Lady Gaga faz parte de cerca de 2,5% da população mundial que sofre com fibromialgia. A primeira vez que ela se pronunciou sobre o assunto foi em 2013 através de sua conta no Twitter e, em 2018, precisou cancelar uma turnê mundial em decorrência da doença.

Mas afinal, o que é a fibromialgia? Quais os sintomas, causas e as formas de tratamento? A doença é curável? Continue lendo para saber as respostas para essas e outras perguntas.

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dor generalizada em todo o corpo, principalmente nos tendões e nas articulações. Considerada incurável, a condição é mais comum em mulheres entre 35 e 50 anos, porém também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.
A causa da doença é desconhecida. Entretanto, o que se sabe é que a fibromialgia pode estar relacionada a eventos traumáticos, físicos ou psicológicos; infecções por vírus ou doenças autoimunes; ansiedade, depressão e sedentarismo.

Quais os sintomas da fibromialgia?

O principal sintoma da doença é a dor generalizada, descrita normalmente como uma dor de cansaço constante. Outros sintomas comuns são:

  • Falta de disposição e energia;
  • Sono não reparador;
  • Maior sensibilidade em alguns pontos do corpo;
  • Alterações intestinais;
  • Problemas de memória ou concentração;
  • Distúrbios emocionais e psicológicos.

A fisioterapia e a acupuntura como grandes aliadas no tratamento da fibromialgia

Apesar de a fibromialgia não ter cura, um tratamento adequado pode ajudar a aliviar os sintomas e controlar a doença, melhorando a qualidade de vida do (a) portador (a). Tanto a fisioterapia como a acupuntura promovem grandes benefícios para o(a) paciente.

A fisioterapia ajuda a aliviar os sintomas, pois promove o condicionamento físico e o fortalecimento dos músculos por meio do alongamento muscular, dos exercícios aeróbicos e de fortalecimento, além de técnicas de relaxamento. Já a acupuntura ajuda principalmente na redução das dores e melhora da ansiedade e da fadiga. 

Você sabia que aqui na Central da Saúde contamos com essas  duas especialidades? Se você foi diagnosticado(a) com fibromialgia, entre em contato conosco e saiba como funciona o nosso atendimento domiciliar.

Compartilhe