É possível trocar cirurgia pela fisioterapia?

A cirurgia é um procedimento muito importante para a cura e tratamento de doenças, porém passar por um processo cirúrgico não é fácil e às vezes pode e deve ser evitado. Em certos casos e seguindo o acompanhamento profissional, o tratamento fisioterapêutico pode ser considerado com êxito, pois, segundo pesquisas, ele pode ser tão eficiente quanto a cirurgia.

Quando a fisioterapia pode substituir a cirurgia?

É muito comum que após certa idade algumas partes do corpo se desgastem por esforço excessivo, como por exemplo as cartilagens do joelho. E uma ótima opção  para tratar essa degeneração é a  fisioterapia através da realização de exercícios localizados.

Um exemplo de quadro em que você pode considerar o tratamento fisioterapêutico é a lesão no menisco. O menisco é uma cartilagem importante na estrutura do joelho, é responsável por amortecer impactos e esse tipo de quadro é comum em pessoas de meia idade quando a causa é o desgaste.

Foi realizado um estudo em adultos na média dos 50 anos que possuem essa complicação. Pesquisadores da Dinamarca e da Noruega reuniram 140 pacientes na mesma faixa etária e com lesão degenerativa no menisco, onde 50% se submeteram a três meses de sessões de fisioterapia. Depois do período de experimentação, foi apontado que esse grupo de pessoas apresentou melhor desempenho em testes de força muscular na coxa. Após 2 anos da realização da pesquisa, o resultado obtido pela cirurgia e pela fisioterapia foram os mesmos.

O tratamento fisioterapêutico se mostra tão eficiente quanto a cirurgia, mas, segundo a cirurgiã ortopédica Nina Jullum Kise, o tratamento cirúrgico inclui riscos de complicação. Esse tipo de cirurgia pode reduzir a cartilagem e resultar em outros problemas de saúde, como a artrose.

Qual é o papel da fisioterapia no tratamento de lesões no joelho?

O tratamento fisioterápico oferece essa possibilidade e é de extrema importância, pois ela trabalha com exercícios de fortalecimento, auxiliando no alívio de dores, no combate da sobrecarga das articulações, na redução da rigidez, entre outros fatores. 

Com o apoio de um fisioterapeuta capacitado a prestar orientações de exercícios localizados, os pacientes podem perceber resultados significativamente positivos. 

Por isso, é muito importante consultar um especialista para entender a possibilidade de tentar a fisioterapia antes de recorrer à artroscopia e demais procedimentos cirúrgicos quando se trata de lesões degenerativas, incluindo em seu tratamento exercícios especializados e orientados por um profissional. Mas caso a dor não passe após o tratamento ou quando se trata de um trauma esportivo, por exemplo, então deve-se considerar o  contato com um cirurgião para  avaliar a necessidade de uma cirurgia. É imprescindível a consulta a  um profissional da saúde antes de se tomar qualquer decisão. 

Você também pode realizar seu tratamento de fisioterapia no conforto de sua casa com a Central da Saúde, que segue todos os protocolos sanitários e proporciona as melhores práticas de segurança de uma forma individual e humanitária. Clicando aqui você consegue agendar sua consulta. E não deixe de conferir mais sobre fisioterapia, seus benefícios e outras informações de saúde em nosso blog.

Compartilhe