Dicas para melhorar a postura corporal

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Qualidade de vida é o resultado daquilo que fazemos para cuidar de nós mesmos. Um dos principais pilares é o cuidado com o corpo, com a saúde. A prática esportiva contínua, a alimentação saudável e uma rotina menos estressante auxiliam no sustento do nosso bem-estar físico e mental, e todas elas são formas de prevenir sofrimentos e doenças futuras.

Cuidar da postura é uma dessas prevenções. Mesmo que se tenha uma vida corrida, é possível designar um tempo à correta forma de manter a coluna ereta, evitando dores e lesões simples, bem como problemas mais graves, como a hipercifose (postura “corcunda”), a hérnia de disco, lordose, escoliose e até dificuldades respiratórias.

Para endireitar a postura é necessário corrigir posições erradas ao caminhar e ao sentar-se, e, distribuir o peso do corpo de maneira equilibrada; evitar carregar bolsas e mochilas pesadas; e praticar atividades físicas regularmente para fortalecer os músculos das costas, abdômen, ombros e pescoço.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, elaboramos algumas dicas importantes para melhorar sua postura.

Dicas para melhorar a postura | Central da Saúde

  • Se o seu trabalho te obriga a manter-se sentado por longas horas no dia, certifique-se de sentar-se em cima dos ossinhos do bumbum, encoste totalmente as costas na cadeira e deixe os dois pés apoiados no chão sem cruzá-los. Posicione levemente, os ombros para trás e deixe a cabeça elevada, mantendo o queixo e os olhos paralelos ao chão. Esta postura vale também para quando sentar-se em qualquer outro lugar.
  • Para conseguir a postura na forma como descrita no tópico acima, se necessário, faça modificações em seu ambiente de trabalho, deixando mesa, cadeira e notebook na altura correta e confortável para as especificações do seu corpo. Caso o notebook – ou monitor – esteja abaixo do seu olhar, adapte colocando algum apoio como um livro, por exemplo, e elevá-lo para o nível dos seus olhos.
  • Ao deitar-se para dormir, a melhor posição é de lado, apoiando a cabeça em um travesseiro a uma altura que deixe sua cabeça reta em relação à coluna, deixando entre os joelhos, outro travesseiro para adequar as pernas à altura do quadril, e sem girá-lo.

Dicas para melhorar a postura | Central da Saúde

  • Ao caminhar, mantenha cabeça e coluna eretas (evite olhar para o chão), pescoço erguido, distribua seu peso entre as duas pernas, e ao pisar, a forma correta é colocar primeiramente a parte de trás do pé e depois a parte da frente.
  • Quando estiver parado em pé, mantenha a coluna e a cabeça eretas, o peito para cima e o abdômen para dentro, deixando os joelhos levemente flexionados e distribuindo o peso do corpo nas duas pernas.
  • Evite carregar bolsas e mochilas pesadas, mas se for preciso, equilibre o peso entre os dois ombros e ajuste as alças para que a mochila/bolsa não ultrapasse o quadril.
  • Praticar atividades físicas sempre com a orientação de um profissional qualificado como um personal trainer ou educador físico. Há muitas opções de exercícios específicos para a correção da postura com alongamentos, Pilates e Yoga. Para o fortalecimento de músculos, realize também treinos de musculação e outras aulas como: danças, ballet, hidroginástica, natação, ginásticas rítmicas e outros esportes.
  • Se estiver com dores e for indicado para consultar um fisioterapeuta, procure-o o mais rápido possível para o tratamento. Ele que irá avaliar suas condições físicas, assim como conduzir você aos melhores exercícios de RPG (Reprogramação Postural Global) e práticas específicas para prevenir os vícios da má postura e atenuar suas dores.
    A prática destas dicas trazem benefícios evidentes já em curto prazo, e você sentirá mais disposição para as tarefas do dia a dia e melhor bem-estar físico e mental.

Aproveite as dicas, e se precisar, entre em contato com a Central da Saúde.

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