Dicas de exercícios físicos para fazer em casa

Ficar em casa por longos períodos devido às medidas de distanciamento social pode contribuir para o aumento do sedentarismo, como também para o aparecimento de dores e doenças.

No entanto, mesmo em casa é possível ter uma rotina de exercícios físicos para manter o metabolismo em pleno funcionamento, evitando com isso a obesidade e se prevenindo contra enfermidades.

É fundamental que o exercício em casa tenha o acompanhamento de um profissional como forma de que os movimentos sejam realizados corretamente, evitando lesões e melhorando os ganhos.

Exercícios com faixas elásticas

As faixas elásticas (thera bands ou mini bands) são ótimas aliadas dos exercícios e possuem preço acessível. As faixas substituem os pesos e são utilizadas presas em algum local ou em alguma parte do corpo, como forma de oferecer resistência ao movimento.

Para diversos tipos de exercícios físicos, as faixas podem ser utilizadas para treinar pernas, braços, abdômen, glúteos, peitoral e ombros.

Como exemplo, prendendo a faixa com a sola dos pés e segurando as suas pontas, pode-se realizar agachamentos para treinar os glúteos e pernas. Essa é uma maneira de adquirir mais estabilidade e força, atentando para a faixa estar bem ajustada para ter a resistência necessária ao movimento.

Na mesma posição, com a faixa abaixo dos pés e segurando suas extremidades, é possível treinar os bíceps, simulando o movimento como se fossem pesos de academia.

Exercícios com bola de pilates

A bola pilates é ótima para exercícios em casa, pois fortalece a musculatura, ao mesmo tempo que aumenta a flexibilidade e o equilíbrio do corpo. 

Muito utilizada em técnicas de Pilates, a bola pode ser utilizada para realizar agachamentos apoiados na parede, realizar abdominais, treinar a coordenação com manuseio da bola entre os membros, treinar o equilíbrio sentado, entre diversos outros movimentos.

Exercícios com o peso corporal 

Treinar em casa utilizando o próprio peso corporal é uma forma prática de manter a resistência. Apenas com um colchonete é possível fazer diversas variações de exercícios de prancha (também chamada de prancha isométrica, pois promove a contração muscular de forma equilibrada entre o conjunto de músculos).

Na prancha simples deve-se apoiar os antebraços no colchonete em um ângulo de 90º e manter o corpo firme e estendido dos ombros ao tornozelo. O tempo pode variar de alguns segundos a minutos, aumentando conforme a resistência do praticante.

O exercício tem diversas variações, como a prancha lateral em que  se fica de lado no colchonete apoiado apenas em um antebraço e pela lateral externa do pé, com o corpo estendido e os músculos contraídos.

Ambos os movimentos podem ser feitos em um disco de equilíbrio como forma de treinar o controle postural.

Acompanhamento fisioterápico

Além de melhorar a saúde, a atividade física ajuda a manter a mente desperta e propicia mais bem-estar, com ganhos na qualidade de vida. 
O acompanhamento de um profissional de fisioterapia, seja para prevenir doenças ou se reabilitar, é fundamental em todas as etapas. Com atendimento na sua casa e com toda a proteção necessária, a Central da Saúde oferece os melhores profissionais para lhe atender. Faça uma avaliação!

Compartilhe