9 de Dezembro – Dia do Fonoaudiólogo: Confira 6 razões da importância desses profissionais

Tempo de leitura: 3 minutos

O Dia do Fonoaudiólogo é comemorado no Brasil no dia 09 de dezembro. A data é referente ao Decreto de Lei nº 6.965, que regulamentou a profissão neste mesmo dia no ano de 1981. Portanto, são quase 40 anos de contribuição regulamentada para a sociedade, mas que teve o primeiro curso formal em 1961, realizado pela Universidade de São Paulo.


São reconhecidas 12 especialidades em que a fonoaudiologia atende:

  • Fluência
  • Audiologia
  • Gerontologia
  • Saúde coletiva
  • Voz
  • Linguagem
  • Motricidade orofacial
  • Neuropsicologia
  • Disfagia
  • Fonoaudiologia do trabalho
  • Fonoaudiologia educacional
  • Fonoaudiologia neurofuncional

Para quem já conhece os benefícios do tratamento de fonoaudiologia e para quem ainda não sabe como essa importante profissão pode ajudar a sua vida ou de seu familiar, confira seis razões que evidenciam a contribuição desses profissionais para a saúde.

1. Corrige problemas de audição

Problemas na audição podem ocorrer em qualquer fase da vida, seja congênita ou adquirida, afetando a comunicação. O fonoaudiólogo consegue identificar a causa do problema e conduzir o melhor tratamento para restabelecer a capacidade auditiva ou habilitar o melhor aparelho auditivo.

2. Auxilia no processo de deglutição de alimentos (disfagia)

Algumas doenças como Parkinson, paralisia cerebral, sequelas de AVC, entre outras, ou até mesmo acidentes que causem traumas cranianos ou neuromusculares, podem ocasionar dificuldades na deglutição. O profissional da área consegue trabalhar a capacidade do paciente em mastigar e engolir, assim como gerenciar o tipo de alimentação via oral visando a melhora do quadro de disfagia.

3. Ajuda no aprendizado da linguagem

O atendimento para o aprendizado da linguagem atende crianças com dificuldades e atraso na assimilação das palavras e formação de frases como cuidar de pacientes que por algum motivo perderam a capacidade de fala por doença ou acidente.

4. Previne distúrbios e melhora a vocalização

Profissionais que precisam utilizar muito a voz devem melhorar a vocalização e se prevenir quanto a possíveis distúrbios. Locutores, profissionais de comunicação, professores, palestrantes, precisam ter boa dicção e se cuidar contra a disfonia (alterações ou lesões nas cordas vocais).

5. Promove a saúde do idoso

O fonoaudiólogo especialista em gerontologia consegue ter uma visão completa das necessidades do idoso para traçar um atendimento de prevenção de disfunções ou de reabilitação da capacidade de fala, audição e deglutição.

6. Contribui para políticas públicas e para a saúde do trabalhador 

A atuação conjunta dos profissionais da área permitiu maior atenção e assistência para a população, com a formação de centros de saúde básica que contam com o atendimento fonoaudiológico. Isso também voltou as atenções para a saúde do trabalhador exposto a ruídos excessivos que podem causar perda auditiva.

Cada vez mais os profissionais de fonoaudiologia se especializam e aperfeiçoam o atendimento. Deixar de contar com o fonoaudiólogo é um erro, sendo que é possível ter atendimento domiciliar seguindo todas as regras de proteção contra a covid-19. O atendimento em casa evita grandes locomoções pela cidade e salas de espera, contribuindo assim para as medidas de distanciamento social.

Agende um atendimento e receba todo o cuidado da Central da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *