Dia do Fisioterapeuta – dia de celebrar e valorizar essa profissão

Comprometida com o estudo, diagnóstico, prevenção, recuperação e desenvolvimento da integridade do corpo humano, tratando lesões, distúrbios, traumas e enfermidades genéticas ou adquiridas ao longo da vida, a fisioterapia é uma ciência da área da saúde que busca promover a qualidade de vida.

Para esclarecer, apesar de ser uma modalidade da área da saúde, o fisioterapeuta não é um médico. Os profissionais de fisioterapia realizam seus diagnósticos através de uma avaliação diferenciada, chamada cinético-funcional.

  • Avaliação cinético-funcional: plano de desenvolvimento de um programa de tratamentos para recuperação ou prevenção das capacidades funcionais do organismo.

A importância do fisioterapeuta

 Dia do Fisioterapeuta - dia de celebrar e valorizar essa profissão

A fisioterapia pode devolver movimentos e restabelecer funções corporais. Pode ainda, realizar tratamentos preventivos, auxiliados com técnicas, exercícios e outros procedimentos que promovem o bem-estar físico e mental aos pacientes.

Por isso, o fisioterapeuta tem grande relevância, atuando da melhor forma possível na recuperação de traumas e acidentes, devolvendo, conforme viável, a independência às pessoas.

Áreas da fisioterapia

 Dia do Fisioterapeuta - dia de celebrar e valorizar essa profissão

A fisioterapia pode atuar nas áreas: geriátrica, pediátrica, neonatal, neurológica, ortopédica, respiratória, desportiva, osteopatia, motora e outras. E todos os tratamentos podem ser realizados na casa do paciente – fisioterapia domiciliar – com um atendimento mais seguro, cômodo e confortável.

Isso é o que a Central da Saúde faz, leva o melhor atendimento domiciliar de fisioterapia, com profissionais capacitados para um serviço de qualidade aos nossos pacientes.

13 de outubro – Dia do Fisioterapeuta

 Dia do Fisioterapeuta - dia de celebrar e valorizar essa profissão

Pela importância dessa profissão, o dia 13 de outubro foi instituído como o Dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, representando essas categorias tão bem reconhecidas. Apesar da data ser celebrada desde 1969, somente em 2015, a Lei nº 13.084 foi sancionada, estabelecendo oficialmente sua devida valorização e comemoração em todo o território nacional.

Por isso, hoje, a Central da Saúde, parabeniza a todos os fisioterapeutas que a cada dia buscam transformar para melhor a qualidade de vida dos seus pacientes.

Compartilhe