Consequências da poluição sonora para a saúde

A exposição diária a ruídos como buzinas, sirenes, trânsitos e construções pode ser prejudicial ao aparelho auditivo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 10% da população sofre com perdas auditivas, sendo que 30% dos casos são associados aos ruídos da cidade. 
Neste artigo, vamos explicar o que é a poluição sonora, quais suas consequências para a saúde e o que fazer no caso de perda auditiva. Acompanhe para saber mais!

O que é a poluição sonora

A poluição sonora é qualquer som ou ruído que possa causar perturbação do sossego, do bem-estar e da saúde, tanto pelo volume como pela resistência. A exposição a barulhos a partir de 60 decibéis, como o barulho de uma máquina de lavar roupas, já é considerada uma ameaça.

Os ruídos que podem causar maiores danos são aqueles na faixa dos 85 decibéis. Mas não apenas os barulhos indesejados são capazes de prejudicar a audição, como também, por exemplo, escutar música em fones de ouvido por muito tempo e em volumes maiores que 70 decibéis.

Malefícios que a poluição sonora pode causar

Além da perda auditiva precoce e irreversível, a poluição sonora traz diversos outros problemas para a saúde, que vão além da audição. Confira alguns deles:

  • Irritabilidade, estresse e ansiedade, já que o ruído interfere nas atividades diárias, provocando reações negativas;
  • Declínio do desempenho cognitivo, prejudicando diretamente o desempenho profissional;
  • Distúrbios do sono, pois mesmo quando dormimos percebemos e reagimos a barulhos;
  • Aparecimento de problemas digestivos, porque o estômago acelera a produção de ácido gástrico, causando gastrite, úlceras e hérnias;
  • Aparecimento de doenças cardiorrespiratórias, uma vez que a exposição aos ruídos altera a respiração e ritmo dos batimentos cardíacos.

A importância de procurar por um Fonoaudiólogo ao notar perda auditiva

O Fonoaudiólogo é o profissional apto a verificar o grau de surdez e saber se a perda é leve, moderada, severa ou profunda. A avaliação serve para que o especialista indique o melhor aparelho auditivo para cada caso, fazendo com que o paciente volte a ouvir com qualidade. 
Gostou do conteúdo? Continue ligado no blog e fique por dentro de notícias, curiosidades e informações sobre o mundo da saúde.

Compartilhe