Como ter ergonomia no home office? Confira dicas para melhorar a postura e aumentar a produtividade

Tempo de leitura: 4 minutos

O home office (trabalho remoto) levou para grande parte das pessoas o escritório para dentro de casa.

No entanto, as condições de trabalho não são as mesmas encontradas nas empresas. 

Por isso, é fundamental adequar o local onde se irá trabalhar para evitar problemas de postura que levam, entre outras coisas, a lesões e até a perda de produtividade.

A Central da Saúde, empresa especializada em atendimento domiciliar, preparou com a equipe de fisioterapeutas este artigo com dicas para você melhorar a ergonomia no home office.

O que é ergonomia?

A ergonomia é o um conjunto de estudos sobre a relação das pessoas com o ambiente de trabalho, visando trazer as melhores condições e técnicas para uma relação saudável e eficiente.

Apesar de ter origem no trabalho, os conhecimentos da ergonomia foram ampliados e se estendem por diversas outras áreas. É algo tão importante para a saúde que consta nas Leis trabalhistas e é encontrada na NR 17, que regulamenta as normas para a ergonomia.

Dicas de ergonomia para o home office

O trabalho remoto traz muitas vantagens, mas é preciso atenção para não descuidar com a ergonomia. A falta de acessórios, móveis e equipamentos adequados, assim como não se atentar para a postura corporal e para a repetição de movimentos, como no caso da digitação, pode causar lesões. 

Entre os principais problemas estão:

  • Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)
  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
  • Tendinite
  • Bursite
  • Escoliose
  • Hérnia de disco
  • Dores na coluna cervical
  • Dor nas costas
  • Dor de cabeça, entre outros.

A principal forma de evitar lesões é adotando a ergonomia no home office. Confira 5 dicas para melhorar a postura e a eficiência trabalhado de casa:

  1. Escolha um ambiente adequado: Procure estabelecer o local de home office em um lugar que não ofereça distrações, seja bem iluminado e tenha ventilação adequada. Sombras ou falta de iluminação podem cansar e prejudicar as vistas. Já a ventilação ajuda a controlar o conforto térmico do ambiente.
  2. Tenha os móveis e acessórios que auxiliem a ergonomia: A cadeira e a mesa de apoio para o computador devem auxiliar na manutenção da postura correta. Para isso, precisam estar de acordo com a altura da pessoa e fornecer o apoio necessário. No caso da cadeira, deve-se optar por modelos com encosto alto, podendo ter regulagem de altura, inclinação e apoios.
  3. Atenção à postura: Ao se sentar é preciso ficar com os pés no chão e ter um ângulo de 90º nos joelhos e quadris. Os ombros devem estar alinhados aos quadris, assim como as mãos e braços alinhados com o teclado logo à frente, com o mouse na mesma altura. A tela do computador deve estar no nível dos olhos para que não force o pescoço, a uma distância de, no mínimo, 45 centímetros e com brilho regulado para não forçar a vista e cansar os olhos.
  4. Faça pausas e alongue-se: É importante levantar-se a cada 50 minutos para reativar a musculatura, uma vez que ela tende a ficar relaxada depois de um longo período na mesma posição. O relaxamento dificulta a manutenção da postura, portanto, levantar e fazer alongamentos e um breve período de pausa ajuda com a circulação e com a manutenção da posição ideal.
  5. Corra das tentações: Trabalhar na cama, no sofá, ou em algum outro local que não ofereça condições ergonômicas pode causar, sem que você perceba, uma lesão postural que começa de maneira imperceptível e logo se transforma em algo sério. Fora isso, ficar em locais não adequados ao trabalho pode atrapalhar na produtividade, pois pode tirar a concentração, ou tornar a atividade mais lenta.

Viu como é importante levar a ergonomia também para dentro de casa? Assim você evita lesões e está sempre disposto para ser mais eficiente. Caso precise de ajuda com a ergonomia, ou mesmo tratar alguma lesão com o fisioterapeuta, contate a Central da Saúde e receba atendimento domiciliar de fisioterapeutas preparados para lhe atender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *