Como a fonoaudiologia pode ajudar pacientes com Mal de Parkinson?

Como a fonoaudiologia pode ajudar pacientes com Mal de Parkinson?

Quando as células do cérebro deixam de produzir a dopamina, substância química responsável por atuar no controle das sensações de prazer, da memória e dos movimentos do corpo, algumas consequências podem atingir o organismo seriamente, causando disfunções.

Como a fonoaudiologia pode ajudar pacientes com Mal de Parkinson?

Uma dessas disfunções pode ser falhas ao executar os movimentos voluntários dos músculos, que são apresentadas, por exemplo, no Mal de Parkinson, uma doença degenerativa e incurável que causa tremores constantes por todo o corpo. Já falamos sobre o Parkinson aqui em nosso Blog, e para você saber mais e como tratá-lo, leia aqui.

Sintomas do Parkinson – Além dos característicos tremores musculares, pacientes com essa doença podem apresentar perda da potência da voz, da articulação da região do rosto e pescoço, e da fluência da fala. A pessoa acometida pode apresentar:

  • Disfonia: distúrbio que deixa a voz em tom mais baixo ou inaudível;
  • Disartrofonia: dificuldade para articular as palavras;
  • Disfagia: dificuldade em deglutir, ou seja, engolir alimentos.

Todos estes distúrbios podem também, afetar o lado emocional do paciente, acarretando em baixa autoestima, o levando ao isolamento social e à desmotivação com os próprios afazeres e com a vida.

Como a fonoaudiologia pode ajudar pacientes com Mal de Parkinson?

A boa notícia é que os problemas de comunicação e nutrição do paciente podem ser atenuados com tratamentos de fonoaudiologia, área da saúde que desenvolve terapias para ajudar pacientes com diversas dificuldades na voz, fala, escrita, respiração e alimentação.

O tratamento do Parkinson, através da fonoaudiologia, pode ser conduzido em clínicas especializadas ou até mesmo no domicílio do paciente. Seu foco será melhorar tais dificuldades por meio de técnicas, exercícios e atividades que revigoram os músculos da região do rosto, garganta e pescoço.

Desta forma, os músculos serão reativados para atuar da melhor forma possível, promovendo uma comunicação mais clara e melhor ingestão dos alimentos para que a pessoa com Parkinson, tenha bem-estar físico, mental e emocional.

O Parkinson e a fonoaudiologia em casa

Como a fonoaudiologia pode ajudar pacientes com Mal de Parkinson?

Este é um tratamento exclusivo e personalizado feito na casa do próprio paciente e com benefícios que também já divulgamos aqui em nosso Blog.

Seus métodos são específicos para cada pessoa e tipo de distúrbio, nos quais os exercícios ajudam a reforçar os músculos e a potencializar a voz com movimentos característicos da fonoaudiologia domiciliar para o Mal de Parkinson. Eles ajudam a manter as boas condições da fala e da deglutição.

O tratamento feito em domicílio é individual e deve ser analisado pelo fonoaudiólogo, caso a caso, para se estabelecer quais exercícios e a frequência de sessões apropriada. Além disso, por ser realizado em um ambiente familiar e seguro, pode apresentar resultados mais rápidos.

Como a fonoaudiologia pode ajudar pacientes com Mal de Parkinson?

Os resultados irão depender da frequência de sessões com o fonoaudiólogo, em conjunto com a disposição do paciente em realizar os exercícios, previamente instruídos pelo profissional, sozinho. Desta forma, o paciente com Parkinson terá condições de manter um dia a dia mais independente.

Compartilhe