Como a fisioterapia e o atendimento domiciliar contribuem com o tratamento da Asma?

A fisioterapia pode ser uma opção de tratamento complementar – junto aos tratamentos farmacológicos, ou até mesmo substituí-los, em doenças onde, muitas vezes, desconhecemos essa possibilidade, contribuindo para a rápida recuperação ou estabilidade do paciente.

A Asma

Como a fisioterapia e o atendimento domiciliar contribuem com o tratamento da Asma?

Uma dessas enfermidades é a Asma, doença pulmonar crônica de caráter inflamatório, que estreita as vias aéreas, causando dificuldade na respiração, ocasionando falta de ar, chiado no peito, tosse seca e maior produção de muco.

Hoje, aproximadamente 20 milhões de brasileiros têm Asma, sendo 20% dos casos considerados graves, afetando diretamente a qualidade de vida dessas pessoas. São dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e do Ministério da Saúde, que alertam a população para o cuidado desta, que é a doença crônica mais comum em nosso país.

Como a fisioterapia e o atendimento domiciliar contribuem com o tratamento da Asma?

O Tratamento

O tratamento busca o controle da doença, para que a mesma não se agrave, monitorando os sintomas e diminuindo o número de crises asmáticas. Ele deve ser multidisciplinar, envolvendo profissionais da área da saúde, como médicos para acompanhar e receitar medicamentos contínuos, que reduzam a inflamação nas vias aéreas, e fisioterapeutas, que visam melhorar a capacidade pulmonar. 

A higiene na residência ou nos locais em que o doente frequenta é parte fundamental do tratamento. Os locais devem ser limpos com frequência, sempre retirando pó e mofo dos móveis e objetos para que não haja acúmulo de ácaros. A não exposição à fumaças e odores de produtos químicos também é uma medida a adotar para não agravar as crises.

Fisioterapia para a Asma

O tratamento inicia-se com a realização de uma avaliação do estado clínico do paciente, para que assim seja possível traçar e planejar a devida conduta do fisioterapeuta. Aspectos como o padrão ventilatório e a expansibilidade torácica, a presença ou acúmulo de secreções brônquicas e eventuais distúrbios posturais são alguns dos indicadores importantes nessa avaliação.

Após essa avaliação, uma excelente opção é o atendimento domiciliar. Além da flexibilidade de horários e do atendimento humanizado, o paciente recebe o tratamento na segurança e conforto do seu lar, criando um cenário de segurança e acolhimento, fundamentais para potencializar sua recuperação.

A maioria das atuações da fisioterapia respiratória ocorrem na estabilização das funções cardiopulmonares, através de relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos torácicos.

Como a fisioterapia e o atendimento domiciliar contribuem com o tratamento da Asma?

Seus principais objetivos são para amenizar as crises asmáticas e reeducar a respiração do paciente e assim auxiliar no tratamento da doença. As técnicas mais utilizadas pelos fisioterapeutas são:

Terapia de Higiene Brônquica – São técnicas que visam auxiliar a mobilização e a eliminação de secreções, melhorando as trocas gasosas.

Terapia de Expansão Pulmonar – Tem o objetivo de ampliar a caixa torácica, recuperar a capacidade pulmonar e eliminar as secreções pulmonares

Terapias Posturais – A Reeducação Postural Global (RPG), atua na melhora na respiração, por meio de exercícios de alongamento e de elasticidade da musculatura, aumento da consciência corporal e respiratória, corrigindo as posturas viciadas do paciente asmático.

A Asma é uma doença sem cura, que se não tratada pode se tornar muito perigosa e atrapalhar muito a rotina de qualquer um. No entanto, através de tratamentos apropriados, a maioria das pessoas com asma pode levar uma vida normal.

Compartilhe