Como a tecnologia tem contribuído para a fonoaudiologia

O avanço tecnológico está presente em todas as áreas e na fonoaudiologia não seria diferente. A tecnologia está presente no trabalho do fonoaudiólogo, aperfeiçoando processos e equipamentos já consagrados, ou criando novas adaptações e dispositivos para o tratamento. 

Dessa forma, a ciência atual tem contribuído para que o atendimento dos fonoaudiólogos se desenvolva no sentido de oferecer:

  • Diagnósticos mais precisos;
  • Dispositivos auditivos mais eficientes e adaptáveis;
  • Aplicativos que auxiliem no trabalho complementar;
  • Procedimentos terapêuticos com melhores resultados.

Tecnologia no diagnóstico e tratamento

Nas últimas décadas houve significativos avanços nos recursos utilizados pelos fonoaudiólogos. Na área da motricidade orofacial, a utilização de  eletromiografia de superfície tem auxiliado com dados para a avaliação sobre o funcionamento da musculatura facial para um melhor tratamento, assim como permite que o paciente também enxergue como os movimentos devem ser feitos.

No tratamento da disfagia, surgiram diagnósticos mais precisos com a fibra óptica para os exames nasofibroscopia (endoscopia nasal) e a videofluoroscopia. Como didática auxiliar, surgiram softwares para explicação da dinâmica da deglutição.

Na área da linguagem, os avanços tecnológicos acontecem com a avaliação da defasagem do feedback auditivo e na estimulação elétrica por transdução.

Voltado para os tratamentos da voz, houve progresso, principalmente, com os softwares de análise acústica que permitiram que mais clínicas pudessem avaliar os pacientes, antes uma exclusividade de grandes centros de pesquisa. A análise acústica oferece a avaliação do comportamento vocal de cada paciente para a melhor adaptação ao tratamento proposto pelo fonoaudiólogo.

Aplicativos e jogos educacionais

Com o avanço da tecnologia, aplicativos e jogos educacionais ganharam popularidade como parte do tratamento em fonoaudiologia. Mas é sempre bom lembrar que a utilização desses recursos deve ser feita sob orientação de um profissional da área como forma de tirar melhor proveito, tanto como não atrapalhar o restante do tratamento.

Muitos distúrbios, principalmente em crianças, podem ser trabalhados de forma complementar, sob orientação de um fonoaudiólogo, através de aplicativos e games especialmente desenvolvidos para a linguagem e comunicação.

Alguns desses apps e jogos são baseados na pronúncia de fonemas para que as fases do jogo sejam alcançadas, por exemplo. Assim, de forma lúdica, o paciente jovem consegue trabalhar a pronúncia com maior frequência.

Para exercitar a audição, existem aplicativos que ajudam a trabalhar pares de palavras e a memória auditiva com a repetição de fonemas.

Já editores de áudio voltados para a fonoaudiologia auxiliam com gravações de estímulos para análise e interpretação, no sentido de verificar padrões e traçar estratégias de terapia.

Novos equipamentos para audição

Os pacientes com distúrbios na audição já podem contar com próteses mais potentes que captam o som vindo de todas as direções, pois as novas próteses têm maior capacidade de análise sonora, o que permite a captação das ondas sonoras com maior precisão, permitindo que o cérebro interprete com maior eficácia o som transmitido.

Além de mais potentes, os equipamentos auditivos estão cada vez menores, garantindo maior conforto, e mais “conectados”, podendo ser sincronizado a um smartphone por Bluetooth para controlá-lo.

Outra novidade é que já existem aparelhos de uso prolongado que são implantados por fonoaudiólogos no canal auditivo. Com esses aparelhos é possível fazer todas as atividades sem precisar retirá-lo, inclusive atividades que envolvam água, como tomar banho ou nadar, sem contar que não ficam visíveis.

A tecnologia veio para ficar e uma forma de utilizá-la é buscando pela internet um profissional de saúde que vá até a residência para o atendimento. A Central da Saúde oferece atendimento domiciliar para você e seus familiares não precisarem sair de casa. Entre em contato e agende em poucos passos o tratamento fonoaudiológico.

Compartilhe