Como a acupuntura ajuda no combate ao alcoolismo?

Como a acupuntura ajuda no combate ao alcoolismo

A acupuntura é uma grande aliada dos tratamentos de dependência química e, especialmente, no combate ao alcoolismo. Confira como essa especialidade ajuda no tratamento

A dependência química é uma realidade de muitos brasileiros e, o alcoolismo em especial, é um tipo de dependência química negligenciada, já que o consumo de bebidas alcoólicas é lícito e socialmente aceito. Segundo a OMS, mais de 4 milhões de pessoas são dependentes de álcool no Brasil, fazendo da condição uma questão de saúde pública. 

Realizar o tratamento de uma condição de dependência química é trabalhoso, já que pode envolver não só a dependência em si, mas questões psicológicas que devem ser observadas antes de realizar qualquer tipo de tratamento. 

Dentre os diversos tratamentos para essa dependência, está a acupuntura, que ajuda a amenizar os sintomas e a vontade de ingerir álcool. 

O que é acupuntura?

Tendo origem na medicina tradicional chinesa há pelo menos 5 mil anos, a prática é  feita aplicando agulhas em pontos específicos do corpo que quando estimulados, liberam dopamina, serotonina e endorfina, substâncias responsáveis pela sensação de satisfação, prazer e felicidade. 

Apesar dos seus usos serem experimentais, a acupuntura já provou ser uma aliada dos tratamentos de diversas doenças, assim como asma, sinusite e dores de cabeça. 

O uso da acupuntura também é indicado para o tratamento de ansiedade, estresse e depressão. Nestes casos, a técnica é coadjuvante dos tratamentos psicoterapêuticos.

O tratamento com acupuntura também reduz a necessidade da ingestão de outros medicamentos. 

O que é alcoolismo?

Alcoolismo é a dependência do álcool. Indivíduos que fazem a ingestão frequente e compulsiva de bebidas alcoólicas e que experimentam o comprometimento da capacidade de realizar atividades cotidianas nas mais diversas áreas da vida são considerados dependentes. 

A condição, que pode inclusive ter causas genéticas, causa sofrimento emocional e físico, se manifestando, dentre outras formas, com crises de abstinência da substância. 

Ansiedade e depressão são doenças que podem contribuir para o desenvolvimento da dependência alcoólica.

Como a acupuntura ajuda no tratamento de dependência de álcool?

Por ser um tratamento que foca em pontos estratégicos do corpo, a acupuntura é uma técnica que pode amenizar sintomas de ansiedade, que estão comumente atrelados à dependência química. 

Sendo assim, realizar sessões de acupuntura diminui a vontade de ingerir bebidas alcoólicas e ameniza os efeitos da abstinência, tratando os sintomas e proporcionando relaxamento. A liberação de endorfina proporcionada pelas sessões de acupuntura também ajuda a amenizar a abstinência.

Para casos de compulsão aguda, é recomendado fazer aplicações diárias, podendo ser espaçadas quando o quadro de abstinência for amenizado e o paciente possuir maior controle do quadro. 

É importante lembrar que a acupuntura não faz milagres e que a dependência química não tem cura, sendo necessária a mudança de hábitos e comprometimento com os tratamentos, que serão feitos por toda a vida.

Existem algumas iniciativas que realizam a recuperação de pessoas em dependência de álcool e outras substâncias através da acupuntura. Através delas, as alternativas para o tratamento de pessoas em dependência de álcool são ainda maiores. 

Tratar a dependência química como uma questão de saúde pública também é importante. O indivíduo dependente precisa de suporte para conseguir realizar o seu tratamento. Portanto, não é realizando pré-julgamentos e minimizando a questão que o problema desaparece. Criar uma rede de apoio e acolher a pessoa dependente é um passo fundamental para o sucesso do tratamento.


Agora que você viu como a acupuntura pode ajudar no tratamento de pessoas com dependência em álcool , compartilhe esse artigo com quem precisa de ajuda para superar quadros similares.

Entre em contato conosco e saiba como agendar sessões de acupuntura com os melhores profissionais sem precisar sair de casa. 

Compartilhe