Burnout: O que é e como a acupuntura pode ajudar?

Cuidar da saúde mental é muito importante, ainda mais no momento atual, diante das inúmeras restrições para conter o avanço do coronavírus.

No entanto, o isolamento social e o trabalho remoto (home office) podem contribuir para a piora  do bem-estar das pessoas, propiciando situações de esgotamento, como a síndrome de Burnout.

Em pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, mais da metade dos brasileiros (53%) apontaram uma piora em sua saúde mental durante a pandemia. 

O dado é muito preocupante, uma vez que o  Brasil tem 5,8% da população diagnotiscada com depressão, além de ser o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, 9,3%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que é Burnout?

O Burnout, também chamado de síndrome do esgotamento profissional, é um transtorno psíquico relacionado ao estresse e à tensão emocional ligadas ao trabalho. 

Estes sintomas levam a quadros de ansiedade, depressão, negatividade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, entre outras situações que dificultam o desempenho profissional.

A síndrome é reconhecida pela OMS e faz parte da Classificação Internacional de Doenças. Além da piora do quadro de saúde mental, a doença pode trazer reflexos físicos como:falta de ar, taquicardia, hipertensão, sonolência, falta de concentração, gastrite, dor de cabeça, enxaqueca, insônia, cansaço, dores musculares, entre outros.

A atenção aos sinais de esgotamento é muito importante para o diagnóstico médico e para que o Burnout não se desdobre em outras doenças. Assim, é recomendado o tratamento médico com suporte terapêutico para controlar o estresse e a tensão. 

Por que o Burnout merece atenção durante a pandemia?

Fatores como falta de autonomia, pressão por resultados, trabalhos que envolvem riscos ou mesmo atividades burocráticas, são usualmente apontados por profissionais como desencadeadores de tensão e insatisfação permanente.

Com a pandemia de covid-19, a tensão criada em torno das relações de trabalho aumentou, acentuando os pontos citados acima e acrescentando outros.

Isso porque diversas categorias profissionais tiveram que se adaptar de forma repentina ao modelo de trabalho remoto, muitas vezes sem auxílio ou treinamento específico. Além disso, o fato de trabalhar em casa tem feito muitas pessoas trabalharem muito mais do que o esperado.

Já para os profissionais de atividades essenciais, que precisam continuar com as atividades nos locais de trabalho, a tensão também cresceu pelo maior risco de exposição.

Somado a esses fatores, a situação das condições de trabalho do país, o medo de perder o emprego e o isolamento social, com a diminuição das interações e atividades recreativas, criou um quadro propício para o aumento de transtornos mentais, como o Burnout.

Como a acupuntura pode ajudar?

Além do tratamento médico e psicológico, é fundamental combater o estresse mental e físico com acompanhamento terapêutico. A  acupuntura – técnica da medicina tradicional chinesa que estimula terminações nervosas com finas agulhas aplicadas na pele – é uma excelente forma terapêutica para tratar o Burnout e outros distúrbios mentais, como ansiedade e depressão.

Com a ativação de glândulas e terminações nervosas do corpo pelas agulhas, o metabolismo libera os hormônios essenciais que promovem o bem-estar com reflexos diretos na autossatisfação.

Dessa maneira, a acupuntura traz equilíbrio para o desempenho das tarefas diárias, controlando sintomas e impedindo que o esgotamento se desdobre em perda de desempenho ou desinteresse pelo trabalho. 

Por isso, é importante seguir o tratamento de forma contínua, para ter ganhos significativos a longo prazo com a manutenção da saúde física e mental em harmonia.


Você pode realizar sessões de acupuntura dentro da sua própria casa com a Central da Saúde. Agende já o seu tratamento e controle o estresse crônico e o esgotamento com atendimento domiciliar que segue todos os protocolos sanitários e as melhores práticas de segurança.

Compartilhe