Bronquiolite: tudo o que os pais precisam saber aqui

Bronquiolite tudo o que os pais precisam saber aqui

A bronquiolite é uma infecção respiratória comum em crianças de 0 a 2 anos de idade. Um dos seus principais sintomas é a dificuldade para respirar, o que pode ser assustador para os pais. Continue lendo para saber mais sobre a bronquiolite, suas causas, sinais e sintomas, como tratá-la e preveni-la.

O que acontece quando o bebê está com bronquiolite?

Quando o bebê está com bronquiolite ocorre um inchaço nos bronquíolos, que são os pequenos tubos respiratórios dos pulmões. Isso resulta no bloqueio do fluxo de ar através dos pulmões, causando dificuldade para respirar. Essa condição é mais comum em bebês devido ao tamanho menor de suas vias aéreas, que são mais propensas a obstruções em comparação com crianças mais velhas.

Bronquiolite e bronquite são diferentes?

Sim. A bronquiolite é uma doença aguda que afeta predominantemente bebês com menos de 2 anos de idade. Essa condição é causada por vírus semelhantes aos da gripe, que afetam as vias respiratórias, mais especificamente os bronquíolos. Por outro lado, a bronquite é uma doença crônica caracterizada pela inflamação nos pulmões, frequentemente relacionada à asma.

O que causa a bronquiolite?

A bronquiolite é ocasionada por diversos vírus respiratórios, tais como influenza, vírus sincicial respiratório (VSR), parainfluenza e metapneumovírus humano. Além disso, outros vírus também podem ser responsáveis pelo desenvolvimento da bronquiolite.

Quando os bebês são infectados pelo VSR, têm maior probabilidade de apresentar sintomas de bronquiolite, como chiado no peito e dificuldade para respirar. Por outro lado, a maioria dos adultos e muitas crianças mais velhas infectadas pelo VSR geralmente manifestam apenas sintomas de resfriado.

A transmissão do VSR ocorre por meio do contato com muco ou saliva de uma pessoa infectada, através das gotículas respiratórias produzidas durante a tosse ou respiração ofegante. Esse vírus frequentemente se espalha em ambientes familiares e creches.

Quais são os sinais e sintomas da bronquiolite?

A bronquiolite costuma iniciar-se com sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, como coriza, tosse leve e febre. Após 1 ou 2 dias, a tosse pode agravar-se e o bebê começará a apresentar uma respiração mais acelerada. É importante observar que, se o bebê não conseguir ingerir líquidos de forma confortável, ele pode ficar desidratado.

Importante: se o seu filho apresentar qualquer sinal de dificuldade respiratória ou desidratação, procure um médico!

Os seguintes sinais podem significar que seu bebê está com bronquiolite:

  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Respiração encurtada, ofegante e com dificuldade;
  • Chiado no peito ao respirar;
  • Irritação;
  • Dificuldade para se alimentar.

A bronquiolite é grave?

Normalmente a bronquiolite não é grave em crianças que não tenham doenças crônicas. Em geral, a maioria das crianças se recupera em casa dentro de 3 a 5 dias, mas é possível que alguns sintomas persistam por até 4 semanas. Com os cuidados adequados, as chances de ocorrerem complicações mais graves decorrentes da bronquiolite são baixas, mesmo em casos em que a hospitalização seja necessária.

Já em crianças com doenças crônicas, principalmente respiratórias, a bronquiolite pode causar complicações mais delicadas. Nestes casos, esteja sempre em contato com o pediatra da criança.

A bronquiolite pode ser tratada em casa?

Não há um tratamento específico para tratar a bronquiolite. Nestes casos, os antibióticos não são úteis porque tratam doenças causadas por bactérias, não por vírus. No entanto, você pode tentar aliviar os sintomas do seu bebê com essas dicas:

1. Para aliviar o nariz entupido

Para diluir o muco no nariz, use soro fisiológico ou medicamentos de gotas nasais recomendadas pelo médico. Atenção: nunca use medicamentos sem receita médica!

Limpe o nariz do seu bebê com um aspirador nasal. Coloque suavemente a ponta de borracha em uma narina e solte lentamente o bulbo. Esta sucção irá tirar o muco entupido do nariz. Isso funciona melhor quando seu bebê tem menos de 6 meses.

2. Para aliviar a febre

Dê ao seu bebê Paracetamol. (Siga a dosagem recomendada para a idade do seu bebê.) Verifique primeiro com o médico antes de dar esse ou qualquer outro medicamento para febre e resfriado.

3. Para prevenir a desidratação

Certifique-se de que seu bebê esteja bebendo muito líquido, principalmente água. Pode ser que o seu bebê se alimente mais lentamente ou não sinta vontade de comer porque está com dificuldade para respirar.

4. Para aliviar o desconforto e irritação do bebê

A fisioterapia respiratória domiciliar é uma especialidade da área da saúde que ajuda remover as secreções dos brônquios e bronquíolos, liberando os pulmões para uma melhor respiração. Algumas técnicas e massagens são realizadas para aliviar os desconfortos respiratórios da bronquiolite, melhorando a irritação do bebê.

Veja mais aqui sobre como a fisioterapia em casa acelera o tratamento da bronquiolite.


Precisa de um profissional de fisioterapia respiratória especializado em tratar crianças com bronquiolite? Fale conosco e agende uma sessão. Nosso atendimento é domiciliar, ideal para crianças que estão sob recuperação e necessitam de atendimento no conforto de casa.

Compartilhe