Bradicinesia: um dos sintomas mais comuns do Parkinson

Tempo de leitura: 2 minutos

A bradicinesia atinge quase todos os pacientes de Parkinson. Esse sintoma aparece logo no começo da doença e costuma se manifestar mais intensamente conforme a evolução da doença. 

A condição é caracterizada, principalmente, pela lentidão na execução de movimentos voluntários. Existem vários graus da bradicinesia, mas a doença geralmente faz com que movimentos cotidianos levem muito mais tempo. 

Algumas tarefas simples do cotidiano, como virar a página de um livro, digitar, contar moedas e abotoar uma camisa se tornam muito difíceis de serem executadas para quem tem bradicinesia.

Além da lentidão, o paciente também pode experienciar outros sintomas. Confira:

Sintomas comuns

  • Expressões faciais limitadas
  • Arrastar os pés ao caminhar
  • Dificuldade para realizar tarefas repetitivas
  • Músculos congelados
  • Salivação abundante

A bradicinesia também pode vir acompanhada da perda de fala de forma clara. A voz se torna cada vez mais suave e as palavras ficam difíceis de entender facilmente.

Como tratar a Bradicinesia 

Não existe cura para a bradicinesia, porém o sintoma pode ser administrado com medicamentos, cirurgias para casos mais graves e mudanças do estilo de vida.

Os medicamentos mais indicados para a condição são aqueles que aumentam o nível de dopamina no cérebro. Porém, é comum que os remédios se tornem menos eficientes com o tempo, fazendo com que o monitoramento com o médico seja constante.

O procedimento cirúrgico, normalmente reservado para aqueles com Parkinson moderado ou avançado, consiste em implantar eletrodos em locais específicos do cérebro para que o paciente receba impulsos elétricos e assim haja uma melhora na agilidade dos movimentos.

Algumas mudanças no dia a dia também podem ser grandes aliadas para o tratamento, como adotar uma dieta saudável e medidas de prevenção para evitar quedas, além de praticar exercícios físicos e fazer fisioterapia. 

A fisioterapia no tratamento 

A fisioterapia é uma das principais recomendações para a bradicinesia. Ela ajuda na coordenação, equilíbrio, fortalecimento muscular e ainda auxilia o paciente a criar mecanismos de resposta para quando o sintoma aparece. 

Contar com profissionais especialistas que saibam lidar com a Doença de Parkinson e seus sintomas é fundamental para uma melhor qualidade de vida. 
Aqui na Central da Saúde, disponibilizamos tratamento e acompanhamento individual. Nossos fisioterapeutas vão até a sua casa para o seu conforto, no horário que for melhor para você. Entre em contato conosco e saiba mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *