Os benefícios da fisioterapia para idosos

É hora de cuidar daqueles que cuidaram de nós quando mais novos: as pessoas da terceira idade. Ao passo que vamos envelhecendo, nosso corpo muda e precisamos  de maiores cuidados para manter o bem estar.

E é possível garantir a saúde em dia através da fisioterapia para idosos. Continue lendo este artigo para entender o que ela trata e quais os benefícios.

Fisioterapia para idosos: o que é?

Também conhecida como fisioterapia geriátrica, a fisioterapia para idosos é uma especialidade de tratamento fisioterapêutico específico para trabalhar os movimentos e funcionalidades corporais de pessoas na terceira idade. Também compreende as necessidades dos corpos de pessoas idosas.

Isso porque é natural ocorrer perda de flexibilidade, controle dos movimentos e equilíbrio, entre outras modificações corporais com o passar dos anos, além de ficar mais propício a certos problemas de saúde que afetam os sintomas citados anteriormente.

Portanto, a fisioterapia para idosos é fundamental para melhorar o processo de envelhecimento, prevenindo, tratando e reabilitando questões ligadas aos nervos, ossos, articulações e outras funções que influenciam na capacidade funcional dos pacientes, garantindo a saúde e o bem estar.

Quais são os benefícios da fisioterapia geriátrica?

Além de prevenir, tratar e reabilitar pacientes da terceira idade, a fisioterapia para idosos pode proporcionar muitos benefícios.

É comum que idosos tenham perda ou enfraquecimento muscular e, consequentemente, a pessoa sente cansaço ao se movimentar. Com exercícios e alongamentos frequentes aplicados na fisioterapia, é possível garantir maior força muscular.

Justamente por conta desse enfraquecimento, é possível também ter falta de equilíbrio e/ou coordenação motora com o avanço da idade, o que pode ocasionar em quedas e até mesmo levar a complicações. Doenças comuns da idade também podem desenvolver esses sintomas e podem prejudicar o idoso nas suas tarefas diárias, ainda que simples. No entanto, a fisioterapia entra com o benefício de melhorar e desenvolver o equilíbrio e movimentos corporais somado a diminuição de risco de quedas através do fortalecimento muscular também.

Ao trabalhar a movimentação e fortalecimento do paciente, consequentemente, a fisioterapia para idosos estimula e proporciona a independência para realizar as atividades do dia a dia através da autonomia nos movimentos.

Outra queixa comum entre as pessoas mais velhas é o aumento da rigidez corporal, que pode ser tratado através de exercícios e alongamentos adaptados aos pacientes, melhorando e até mesmo preservando a flexibilidade.

A fisioterapia geriátrica ainda ajuda a tratar tanto dores, quanto complicações respiratórias, demências e outras patologias já existentes, desde casos como artrose, artrite e osteoporose até Alzheimer, Parkinson, pneumonia e sequelas de COVID-19.

Todos esses benefícios da fisioterapia contribuem para um dos principais: melhora na qualidade de vida.

Mas, além de recorrer à fisioterapia, poder contar com um profissional de qualidade e um local confortável faz toda a diferença. Na Central da Saúde você encontra fisioterapeutas com especialidade em atendimento no conforto da sua casa com horários flexíveis. Acesse nosso site, saiba mais sobre nosso atendimento e marque já a sua consulta.

Para mais informações e dicas sobre saúde e atendimento à domicílio, continue acompanhando nosso blog e confira nossos artigos.

Compartilhe