Acupuntura: tratamento de enxaquecas

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você já sofreu de enxaqueca sabe como é doloroso e incapacitante, podendo durar desde horas até dias! Essa é, infelizmente, a realidade de muitas pessoas. Mas há diferentes formas de tratá-la e uma delas é através da acupuntura.

Continue lendo este artigo e descubra tudo sobre acupuntura, enxaquecas e como os dois assuntos se relacionam.

O que é enxaqueca?

Também conhecida por migrânea, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça crônica que se manifesta em pessoas que possuem predisposição genética em qualquer idade, no entanto, é mais comum em adolescentes e adultos jovens, em específico o sexo feminino.

Os sintomas da enxaqueca podem variar de pessoa para pessoa, sendo 15% relatando dores precedidas ou acompanhadas de sintomas visuais, como a aura, visão embaçada, manchas escuras e até mesmo pontos luminosos. As principais queixas envolvem dores latejantes ou em forma de pulsações, muitas vezes unilateral, enjoos e até mesmo vômitos, hipersensibilidade à luz, sons e a alguns odores, irritabilidade, entre outros.

O distúrbio pode se manifestar devido a diversos fatores, porém alguns deles ainda continuam indefinidos. O tratamento da enxaqueca pode variar de paciente para paciente, uma das opções de tratamento alternativo é através da acupuntura.

Acupuntura medicinal

A acupuntura é uma técnica terapêutica originária da medicina tradicional chinesa que se utiliza de agulhas finas inseridas na superfície corporal de forma a tratar doenças e a saúde de forma alternativa e complementar.

O método trabalha com a aplicação dessas agulhas em determinados pontos do corpo, conhecidos por pontos de acupuntura. Quando eles recebem as agulhas, é exercido um estímulo sobre a pele, músculos e terminações nervosas. Esse estímulo faz com que o corpo manifeste reações bioquímicas e elétricas, as quais transitam pelo sistema nervoso central, fazendo com que libere neurotransmissores e provoque um efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante.

Mais de 200 doenças e sintomas, como enjôos, vômitos e cefaléia (dores de cabeça) podem ser tratados através do uso da acupuntura, segundo recomendação de relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Tratamento de enxaqueca com acupuntura

Um tratamento de enxaqueca que já se mostrou eficiente é a acupuntura, isso por conta do seu efeito analgésico e anti-inflamatório. Além disso, essa é uma técnica que pode ser considerada como alternativa para evitar o excesso de medicamentos de forma segura, econômica e sem efeitos colaterais.

A acupuntura para enxaqueca é feita em pontos específicos para o quadro e, com a repetição de sessões, tende a prevenir as crises, o avanço do quadro, diminuir a intensidade das dores e, com o passar do tempo, reduzir a quantidade de uso de medicamentos. Entretanto, é sempre bom lembrar que a acupuntura é um tratamento complementar, em casos de enxaqueca, é essencial fazer acompanhamento médico.

Se deseja fazer tratamento de enxaqueca com acupuntura, conte com a Central da Saúde! Temos profissionais com especialização e prontidão para te atender no conforto da sua casa, sem necessidade de locomoção, filas de espera e com horários flexíveis. Acesse nosso site e agende já a sua consulta. Para mais  informações sobre o mundo da saúde, acompanhe o blog da Central, separamos alguns artigos que possam te interessar:

Burn out: o que é e como a acupuntura pode ajudar Acupuntura: atendimento domiciliar traz ainda mais benefícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *