Acupuntura pode aliviar sintomas da ansiedade: veja mais

acupuntura-ansiedade

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) busca manter o corpo do ser humano em equilíbrio, seja para tratar doenças ou para preveni-las. De acordo com a MTC, é essencial que o organismo esteja em sintonia com a sua própria natureza e, desta forma, consiga funcionar adequadamente.

A acupuntura é uma das técnicas que a Medicina Tradicional Chinesa emprega. Hoje em dia, ela se tornou um dos tratamentos mais conhecidos e eficientes da MTC no Ocidente, com milhares de pesquisadores e cientistas comprovando a sua eficácia para o tratamento de diversas doenças e sintomas.

Considerada uma das doenças mais comuns da contemporaneidade, a ansiedade também pode ser tratada através dos acupontos – os pontos que, segundo a acupuntura, têm uma função específica e estão diretamente ligados aos sintomas e ao bem-estar. A ideia é que uma pessoa que esteja sentindo dor nas costas, por exemplo, poderia tratar as dores a partir do uso de agulhas ou outras aplicações menos invasivas, em pontos que ajudaria a atenuar ou até mesmo curar essas dores.

Tratamento da ansiedade com acupuntura

Entre os sintomas da ansiedade que são tratados pela acupuntura estão as alterações de humor – incluindo a tensão, o pânico, a depressão e a irritabilidade. Além disso, a pessoa com ansiedade pode ter mais dificuldade para manter o foco e, por estar sempre distraída, pode se envolver com acidentes domésticos ou até mesmo outros mais graves. Ao estimular o acupontos certos, isso pode ser evitado.

Quem vive com o transtorno de ansiedade também pode apresentar sintomas “tardios”, conforme os especialistas classificam dores de cabeça, aumento na pressão arterial ou até mesmo o intestino desregulado por conta do estresse. Com a aplicação da acupuntura, os pacientes podem sentir um alívio nos sintomas ou até mesmo vê-los cessarem.

Acupuntura como acompanhamento a outros tratamentos

A acupuntura não substitui os tratamentos medicamentosos, desde que previsto por médicos especialistas. Entretanto, essa técnica da Medicina Tradicional Chinesa pode ser um importante acompanhamento para que pacientes com ansiedade conquistem a autonomia dos medicamentos de forma mais rápida e saudável.

Para o tratamento de doenças como a ansiedade ou até mesmo a depressão, outras modalidades terapêuticas também podem ajudar bastante. Sendo assim, a acupuntura acompanhada da psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico e outros profissionais devidamente qualificados pode aumentar o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com esses problemas.

Onde encontrar acupuntura perto de você

A Central da Saúde leva os melhores profissionais até você! Assim você tem o melhor atendimento onde se sente mais confortável e seguro. O atendimento home care é essencial para atender pessoas que sofrem com limitações na locomoção ou que desejam evitar o nervosismo que consultórios e clínicas podem causar.

Agende hoje mesmo a sua consulta e conheça os nossos profissionais!

Compartilhe