A acupuntura no tratamento de alergias funciona?

Tempo de leitura: 2 minutos

A acupuntura é recomendada no tratamento de diversas doenças, como enxaqueca, cefaléia, fibromialgia, estresse e depressão. Mas o que muita gente não sabe é que essa terapia também é eficaz no tratamento de alergias!

Muitos pacientes acometidos por alergias recorrem frequentemente a medicamentos anti-alérgicos, que, em geral, só promovem resultados temporários. Esses remédios também podem provocar efeitos colaterais, como sedação, cansaço, tontura e insônia.

A acupuntura pode ser uma aliada para a melhora dos sintomas e até redução da necessidade de remédios. O tratamento pode ser utilizado em todos os casos alérgicos, como rinite, sinusite, dermatites tópicas e intolerância à substâncias.

O que dizem as pesquisas

Uma pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade Charité de Berlim, na Alemanha, examinou 422 pessoas que sofriam de alergias sazonais. Eles foram divididos em 3 grupos: as que receberam sessões reais de acupuntura, as que receberam sessões falsas de acupuntura e as que tomaram anti-alérgicos. 

No final do estudo, os participantes que receberam sessões reais de acupuntura apresentaram uma melhora nos sintomas e fizeram menor uso de remédios em comparação aos outros grupos. 

Uma outra investigação feita pelos pesquisadores do Hospital Lianyungang de Medicina Tradicional Chinesa acompanhou 100 pacientes com rinite alérgica e concluiu que a acupuntura proporciona alívio duradouro dos sintomas dessa doença. 

Qual o número de sessões ideais?

O número de sessões de acupuntura para quem sofre de alergias deve ser avaliado em uma conversa com o profissional. A quantidade varia de caso para caso, mas é comum que os encontros diminuam conforme a remissão da doença. 

Dentre as principais vantagens de fazer acupuntura para tratar alergias, estão:

  • Zero efeitos colaterais;
  • Diminuição de espirros e congestão nasal;
  • Diminuição da necessidade de medicamentos;
  • Diminuição de crises e, quando ocorrem, são controladas melhor do que com remédio.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *