7 benefícios da fisioterapia para o parto

Benefícios da fisioterapia para o parto

Um dos maiores medos relacionados à gestação, e um dos principais motivos por trás da decisão de muitas mulheres de aderir à fisioterapia quando engravidam, é o receio de não aguentar a dor durante o parto.

Os benefícios de fazer fisioterapia nos 9 meses que antecedem o parto vão além do bem-estar da mulher nesse período. Traz também benefícios ao pós-parto durante a recuperação da mulher.

Estes 7 benefícios da fisioterapia para o parto são fundamentais para a saúde física e emocional da mãe, e consequentemente para o bem-estar do recém-nascido.

Confira os 7 benefícios da fisioterapia para o parto!

1. Alívio da dor durante o parto

Fisioterapeutas usam técnicas como exercícios de respiração, acupressão, massagem, alongamento suave e posturas de meditação para ajudar a mulher a aliviar a dor durante as contrações do trabalho de parto. Por exemplo, a acupressão envolve apertar certos pontos no corpo com os dedos, a fim de relaxar os músculos e facilitar o parto, tornando-o mais confortável para a mulher. Além disso, a fisioterapeuta também pode fornecer orientação sobre as melhores posições para minimizar a dor.

2. Menor probabilidade de complicações

Embora a maioria das mulheres possa ter um parto sem complicações, em alguns casos, o trabalho de parto pode ser muito longo ou difícil, aumentando assim o risco de eventual intercorrência muito mais grave. A fisioterapia pode, através do uso de técnicas, ajudar a acalmar a mulher e acelerar o processo de parto. Pode ainda ajudar a aliviar a tensão nos músculos, oferecer suporte emocional e gestão da dor correta durante o parto, o que também pode resultar em um parto mais tranquilo para o bebê.

3. Mais controle durante o parto

Muitas mães relatam que a fisioterapia para o parto proporciona maior sensação de controle durante a experiência do parto. Os exercícios encorajados pelas fisioterapeutas ajudam as mulheres a se sentirem controladas e fortes durante o trabalho de parto, elas podem assumir diferentes posturas, fazer alongamentos e usar exercícios respiratórios para sentir prazer e relaxamento durante o seu próprio parto

4. Fortalecimento do assoalho pélvico

A gravidez pode exercer pressão significativa sobre a bexiga da mulher, levando à incontinência urinária durante e após a gravidez. Na fisioterapia pré-natal, a gestante trabalha o fortalecimento do assoalho pélvico, os músculos que ajudam a controlar a bexiga. Com o tempo, isso pode ajudar a evitar a incontinência.

5. Aumento na ligação da mãe com o bebê e diminuição no risco de depressão pós-parto

Durante o parto, a ligação entre mãe e filho está em plena formação. Os métodos de alívio da dor, acupressão e outras técnicas de fisioterapia ajudam as mulheres a lidar melhor com o trabalho de parto e relaxar, o que por sua vez aumenta a probabilidade de ela ter um parto positivo.

Os exercícios de respiração, alongamento e os movimentos de massagem escolhidos pela fisioterapeuta fornecerão um ambiente totalmente relaxado tanto para a mãe quanto para o bebê, aumentando assim a probabilidade da mãe e do bebê desfrutarem do momento de nascimento, criando uma forte ligação emocional.

6. Redução do estresse nas articulações

As mulheres costumam sentir dores nos joelhos, quadris e outras articulações durante a gravidez, devido ao peso adicional que carregam. A fisioterapia pode ajudá-las a fortalecer os músculos ao redor das articulações, para que possam fornecer melhor suporte aos ossos. Isso resulta em menos pressão nas articulações e diminuição dos sintomas de dor.

7. Prevenção da diástase dos retos abdominais

A diástase dos retos abdominais ocorre quando os músculos abdominais se separam, permitindo que o tecido adiposo fique saliente. É causada pela pressão adicional colocada no abdômen pelo seu útero em expansão. Essa condição pode causar dor pélvica e dor lombar, pois os músculos abdominais não suportam mais a parte superior do corpo.

Além disso, dependendo da gravidade da diástase abdominal, a saliência no abdômen causada pela ruptura pode impactar negativamente na autoestima da mãe. A influenciadora Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, sofreu uma diástase abdominal na gravidez do seu primeiro filho, Cris. A boa notícia é que a fisioterapia ajuda a futura mãe a manter esses músculos fortes e evitar a ruptura.


A Central da Saúde possui fisioterapeutas especializados para o pré e pós-parto. Agende sua sessão agora mesmo! Fale conosco.

Compartilhe