Como abordar a dificuldade de comunicação em idosos?

dificuldade-idoso

A comunicação é essencial para que haja uma relação saudável entre as pessoas. A partir dela é possível criar uma união entre dois ou mais interlocutores, abrindo a possibilidade de intercambiar informações e criar novas histórias. Tudo isso cumpre o objetivo final das interações sociais: a troca de experiências e a proteção do ser humano.

Com o envelhecimento, entre as diversas mudanças significativas que podem acontecer com as pessoas idosas, podem aparecer dificuldades de comunicação. Entre os principais fatores para isso estão doenças degenerativas, problemas no aparelho fonador ou sequelas de outras doenças, como o AVC.

Às vezes, a dificuldade na comunicação pode significar um processo natural do envelhecimento. Mesmo nesse caso, alguns exercícios e cuidados podem ser tomados para que a pessoa idosa recupere a sua habilidade de se comunicar.

O que fazer para melhorar a comunicação com idosos

Contar com o apoio de um profissional da fonoaudiologia é essencial para que pessoas de todas as idades que tenham alguma dificuldade com a fala consigam restabelecer ou encontrar o estado mais adequado para articular os sons com seu aparelho fonador.

A fonoaudiologia cuida da saúde desse aparelho, através de exames e exercícios que estimulam as diferentes partes desse sistema, promovendo uma comunicação mais saudável.

Em alguns casos, um exame de audição pode ser necessário, pois a dificuldade de articular os sons pode se dar pela dificuldade de ouvir.

Além disso, os familiares e amigos da pessoa podem estimular uma comunicação melhor, escutando pacientemente o que a pessoa idosa tem a dizer e evitando a infantilização. Quanto menos o paciente tem a vontade de falar, mais difícil vai se tornando contornar esse quadro.

Quer saber mais dicas de cuidados de saúde em casa? Veja os outros artigos no blog da Central da Saúde!

Compartilhe