5 dicas para aproveitar o verão com mais saúde

Dias mais quentes, agitados e divertidos definem o verão brasileiro. Porém, junto com essa estação tão esperada, surgem alguns riscos para a saúde que, por conta das temperaturas elevadas, é acelerada a temperatura corporal e o ritmo de trabalho do organismo.

Por isso, para curtir os dias quentes com responsabilidade, é preciso se proteger do sol, da desidratação e de outros problemas que podem transformar o divertimento em desconforto. Confira a seguir 5 dicas que trouxemos para você para aproveitar o verão com mais saúde.

Mantenha a hidratação em dia

No verão, a transpiração aumenta como forma de diminuir a temperatura do nosso corpo. Assim, acabamos desidratados com mais frequência, ocasionando sintomas como fraqueza, dor de cabeça e tontura. Por isso, é recomendado ingerir 0,35 ml de água por kg corporal.

Use protetor solar sem moderação

O protetor solar é um item indispensável em qualquer estação do ano, mas no verão o seu uso precisa ser intensificado porque os raios ultravioletas ficam mais fortes. O fator de proteção solar (FPS) mínimo indicado para brasileiros é de 30, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além de prevenir o câncer de pele, o protetor solar evita que a pele apresente mais sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez, manchas e linhas de expressão. 

Não esqueça dos acessórios de proteção

Mesmo com o uso do protetor solar, é recomendado reforçar a proteção contra os efeitos nocivos do sol. Use bonés, chapéus, viseiras e óculos escuros para proteger o rosto, o pescoço e os cabelos, evitando o ressecamento.

Tenha uma alimentação saudável

As temperaturas mais altas fazem com que o organismo tenha que trabalhar mais para processar os alimentos e as refeições pesadas ou gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo. Desse modo, a dica é consumir mais alimentos leves, como verduras, legumes e frutas, que são ricos em vitaminas e ainda ajudam a repor a água do corpo. 

Aumente os cuidados com crianças e idosos

As crianças e idosos são mais vulneráveis a queimaduras solares, desidratação e insolação devido a pele mais sensível, além de serem grupos que costumam ingerir menos água. Portanto, é importante oferecer mais líquidos a essas pessoas.
Gostou do conteúdo? Acompanhe também a Central da Saúde no Instagram e fique por dentro de dicas e curiosidades do mundo da saúde.

Compartilhe