O que é a fisioterapia esportiva e porquê todo atleta deve fazer

A fisioterapia previne e trata pacientes com distúrbios cinéticos gerados por diversos fatores. O principal objetivo é devolver às pessoas toda a capacidade física e funcional. 

Mas e a fisioterapia esportiva, o que é? Para quem e em quais casos ela é recomendada? Continue lendo e saiba mais!

O que é fisioterapia esportiva?

A fisioterapia esportiva, também conhecida por fisioterapia desportiva ou fisioterapia do esporte, é uma área que trabalha com a recuperação e prevenção de lesões e dores de atletas profissionais e amadores. 

Esse tipo de fisioterapia também busca fazer com que o atleta retorne mais rápido à prática esportiva, enquanto o fisioterapeuta acompanha constantemente a evolução do tratamento. 

Como funciona a fisioterapia do esporte?

A fisioterapia esportiva é indicada para todas as idades e feita de forma individual. Ela auxilia a precaver ou tratar lesões como luxações, tendinites, fraturas, entorses e lesões em ligamentos. 

O fisioterapeuta, ao entender como funciona o impacto de cada esporte no corpo do atleta, consegue trabalhar com as regiões mais exigidas pelo esporte que a pessoa pratica. 

Assim, a fisioterapia esportiva oferece ao atleta um tratamento específico focado na prevenção ou no tratamento para que o paciente consiga ter uma rotina saudável de exercícios físicos.

Os benefícios da fisioterapia esportiva

Os benefícios da fisioterapia esportiva podem ser divididos em duas categorias: a promoção de atividades físicas e a prevenção de tratamento de lesões. 

No primeiro caso, o fisioterapeuta acompanha o paciente para prevenir o aparecimento de contusões, de forma a melhorar a sua condição física, trabalhar a independência e contribuir para evitar complicações clínicas.

Já quando o objetivo é tratar lesões e trabalhar para que não voltem a acontecer, a ação é tratar diretamente as áreas afetadas, oferecendo suporte desde os primeiros socorros à reabilitação. 

Viu como a fisioterapia esportiva é importante? A Central da Saúde disponibiliza profissionais com vasta experiência e que levam até o conforto da sua casa o tratamento personalizado e humanizado que você precisa. Agende a sua consulta agora mesmo clicando aqui!

Compartilhe